Com o objetivo de estimular o diálogo e fomentar a construção de políticas públicas, a Prefeitura de Boa Vista promove nesta quarta-feira, 27, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+. O evento ocorre até às 18h, no auditório do Centro Municipal de Inovação (CMI), antigo CCTI.
Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMADS), a edição deste ano tem como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+”, estruturado em quatro eixos:
1. Enfrentamento à violência;
2. Trabalho digno e geração de renda;
3. Interseccionalidade e internacionalização;
4. Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.
Durante a conferência, serão escolhidos então, os delegados que apresentarão as propostas elaboradas nas conferências estadual e nacional. Do mesmo modo, a secretária adjunta Amanda Rosas ressaltou a relevância do evento e agradeceu a participação de representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos LGBTQIAPN+, do poder público e da sociedade civil.
“Por meio das discussões nesta conferência, vamos elaborar políticas públicas necessárias para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Estamos muito felizes com a participação das instituições e, principalmente, da sociedade civil organizada, que compareceu em peso”, destacou Amanda Rosas.
A psicóloga social Hannah Maia enfatizou a importância de realizar debates coletivos, considerando os contextos específicos da região Norte. Ela abordou então, o tema “Interseccionalidade e internacionalização LGBTQIAPN+” (Eixo 3) e reforçou a necessidade de refletir sobre essas questões de forma ampla.
“As experiências LGBTQIAPN+ não são únicas nem homogêneas. Estou aqui como profissional, mas também como pessoa LGBT. Na conferência, temos mais chances de consolidar políticas que saiam daqui adequadas às nossas reais necessidades”, afirmou Hannah Maia.
Fonte: Da Redação

