Militares do Exército Brasileiro e agentes da Força Nacional de Segurança Pública interceptaram uma aeronave modelo Cessna 182 na pista de pouso de Labilaska, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima.
O avião estava com o certificado de aeronavegabilidade suspenso. Sendo assim, os militares a inutilizou durante a ação coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II.
A equipe deteve o piloto, e apreenderam dez cartuchos de munição calibre 20, um celular, um GPS, um localizador do tipo SPOT, uma antena de comunicação via satélite e 50 mililitros de mercúrio. Esta foi a 30ª aeronave neutralizada desde o início das operações de combate ao garimpo ilegal, que já causaram prejuízos de R$ 483,2 milhões às atividades ilícitas na TIY.
Além disso, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II conduziu recentemente a 60ª interdição de pista clandestina, a pista conhecida como “Espadim”, usada por garimpeiros.

Sobre a operação que apreendeu a aeronave
A Operação Catrimani II, coordenada pela Casa de Governo do Estado de Roraima, reúne órgãos de segurança, agências e Forças Armadas. A ação atua de forma preventiva e repressiva contra o garimpo ilegal, ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.
Fonte: Da Redação

