Hospital de Pacaraima 1
O Ministério Público de Roraima (MPRR) instaurou um Procedimento Administrativo para apurar falhas na prestação de serviços de saúde no Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Além disso, o órgão cobra providências do Governo de Roraima sobre a situação. É que a reforma do local já dura quatro anos e, nem mesmo assim, o Governo considerou caso de urgência para resolver a situação, já que existem denúncias sobre a precariedade nos atendimentos e falta de insumos. Situação difícil para quem depende da unidade no município do interior.
Hospital de Pacaraima 2
Vale ressaltar que o Governo de Roraima agora é obrigado a colocar placas em obras paralisadas, indicando os motivos da interrupção, responsáveis e prazo para retomada. A população quer explicações sobre como a atual gestão anda aplicando o dinheiro público, apesar que nada justifica os motivos de obras tão importantes, como a reforma de hospitais e escolas permanecerem paralisadas por anos. Ainda mais no caso do único hospital de Pacaraima, cidade de Roraima mais afetada pela imigração.
A ambulância
O Ministério Público também instaurou Procedimento Administrativo para apurar as irregularidades quanto a precariedade da ambulância que atende moradores da Vila Trairão, no Amajari. O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado (Sindconam) divulgou denúncias sobre a precariedade do veículo, incluindo sérios riscos à integridade física de profissionais e pacientes.
Aqui tem obra
Moradores de Bonfim, na fronteira com a Guiana, também passam pela mesma situação de Pacaraima. O único hospital da cidade está em reforma. Já são cinco anos de obra e anda da população receber a unidade funcionando. Em 2021, o Governo do Estado lançou uma campanha de marketing chamada “Aqui tem Obra”. Quatro anos depois, a obra do hospital de Bonfim continua inacabada e a do hospital de Pacaraima também. E o próprio Parque Anauá, onde ocorreu a solenidade de lançamento da campanha, só teve uma etapa da obra entregue. Fora isso, ainda há uma gama de obras inacabadas no Estado.
Mormaço Cultural
O Mormaço Cultural começa no dia 12 de setembro com programação para todos os públicos. Além das atrações locais, o festival contará com apresentações de Iza, Capital Inicial, Livinho e Maneva. A 4ª edição ainda terá o renomado chef Felipe Bronze, que participará de experiências gastronômicas e troca de conhecimentos com o público.
Fonte: Da Redação

