Como foi construir as bases do Estado de Roraima? Quais os principais desafios de fazer essa primeira gestão? E que resultados foram obtidos com esse trabalho? Essas são algumas das perguntas que o podcast Papo M3 Realidades fez ao ex-senador e primeiro governador do Estado de Roraima, Romero Jucá.
A entrevista está repleta de curiosidades e será transmitida nesta quinta-feira, 4, a partir das 17h, no canal de Youtube do Papo M3 Realidades. O programa, conduzido pela apresentadora Evelin Campos explorou, desta forma, os bastidores da primeira gestão administrativa do Estado.
Conforme Romero Jucá, o desafio era a construir a bases para que Roraima tivesse autonomia administrativa. Esse, portanto, foi o trabalho que ele fez em um ano e meio de gestão.
“Eu cheguei em setembro de 1988 e encontrei um Estado onde estava tudo por fazer. A gente tinha o desafio de organizar toda a oferta de serviços público, a formação de mão de obra, além de investir no desenvolvimento econômico de Roraima”.
Romero Jucá conta que, considerando isso, ele buscou apoio do Governo Federal, com o então, presidente José Sarney e assim, conseguiu entregar obras importantes, que servem até hoje à população.
Como, por exemplo, a Universidade Federal de Roraima, o prédio do Hospital Geral de Roraima e a rede de distribuição de água que atendeu a toda cidade de Boa Vista e os municípios do interior na época.
“Foi uma gestão curta, porém, de muitos resultados. Conseguimos, por exemplo, inaugurar o HGR e colocar a UFRR para funcionar. Também criamos novos bairros na capital; ampliamos a PM, melhoramos a oferta de água e luz além de organizar o serviço público com o enquadramento de quem já trabalhava para o Estado”.
Papo M3 terá muitas curiosidades
Pouca gente sabe, mas foi o então governador Romero Jucá que trouxe a cultura da soja para Roraima. Ele explica que a ideia era aproveitar o potencial produtivo do lavrado e a localização geográfica estratégica do Estado, para criar uma matriz econômica viável.
“Nós trouxemos as primeiras sementes de soja de avião. Eu só tive um ano e cinco meses no governo. Por isso, eu tinha que pensar em soluções rápidas. Então, eu tive que dar um jeito de trazer logo as sementes de soja para o Estado e até hoje, a soja é uma potência econômica local”.
Outro grande desafio conforme, Romero, foi a organização do fornecimento de energia elétrica de Roraima. Na época quem cuidava disso era a CERR, com recursos do próprio Estado, que não tinha quase nenhuma arrecadação.
A situação era tão precária que virou até caso de polícia. E essa é uma das curiosidades que Romero conta no Papo M3 Realidades.
Segundo ele, a solução para o problema foi buscar o apoio do Governo Federal para assumir os custos de geração de energia. O que deu certo. Desta forma, a EletroNorte veio para cuidar da energia de Boa Vista, enquanto a CERR, ficou com a responsabilidade de gerar e distribuir a energia no interior do Estado.
“Todo dia tinha racionamento em Roraima. Era um caos. Então, com essa solução, a gente conseguiu resolver o problema de energia que tomava conta de Roraima. Na época, foi uma solução que atendeu muito bem a população”.

Acompanhe
O Papo M3 Realidades é um podcast produzido pela M3 Comunicação Integrada. Neste mês de setembro, os programas serão dedicados a contar a história de Roraima sob a ótica de que esteve na função de comandar o Estado.
Por isso, o episódio 31 do Papo M3 realidades será com Romero Jucá, o primeiro Governador do recém-criado Estado de Roraima. A entrevista completa será exibida nesta quinta-feira (4), a partir das 17h, no canal oficial do podcast Papo M3 Realidades. Clique aqui para acessar.
Fonte: Da Redação

