Artista local no Mormaço Cultural: Rap e parixara no palco de Mc Frank e Banda Kruviana

Resistência, representatividade e pertencimento são traduções comuns nas músicas dos artistas

Artista local no Mormaço Cultural: Rap e parixara no palco de Mc Frank e Banda Kruviana
Banda Kruviana é um grupo de universitários indígenas – Foto: Josiele Oliveira/Roraima em Tempo

Resistência, representatividade e pertencimento são traduções comuns nas músicas de Mc Frank RR e Banda Kruviana. Os artistas passaram nesta quarta-feira,10, pelos estúdios da rádio 93Fm e TV Imperial, trazendo um spoiler de suas músicas para o Show do Mormaço Cultural 2025.

O MC Frank RR participa pela primeira vez do Festival. Conforme o artista ele é o pioneiro do Estado de Roraima com estilo Rap, cantando e compondo há 20 anos, o seu desejo é mostrar para o público seu estilo musical.

Frank é paciente oncológico e sua rotina tem se dividido entre cuidados e a música. Para ele, participar do Mormaço neste ano é uma grande oportunidade ainda em vida de mostrar o seu trabalho. Além disso, levar mensagens através das letras de suas músicas que ainda existe esperança.

“O meu Rap vai falar do cotidiano, da vida, vivência de onde eu cresci, assim como sonhos e esperança. Quero levar para o público um testemunho porque eu sou paciente oncológico. Por isso espero através do Rap, que elas saibam e quero levar para as pessoas a importância de acreditar e ter fé”, afirmou.

Mc Frank vai se apresentar no Palco Sol, dia 19 de setembro, às 20h40. A estrela da noite será a música “Serve de Testemunho” que ele fez juntamente com o compositor Perseu. “O Perseu conseguiu verdadeiramente nos versos dessa música tudo o que sinto e que preciso, da força da pessoas que estão comigo. Eu quero que essa música fique marcada nesse show”, declarou.

Banda Kruviana se apresenta com a música Avião, Mercúrio e Ouro

Com 12 anos atuando no meio musical, a Banda Kruviana é composta por universitários indígenas do Instituto Insikiran. Eles são estudantes de diversos cursos como Antropologia, Música, Física, Artes Visuais, entre outros.

De acordo com Dan Ruy, vocalista da Banda, a essa é primeira vez que participarão do Festival. Ele considera uma grande oportunidade de levar protagonismo e representatividade dos povos originários. Essa é nossa primeira vez no evento, o nosso trabalho vem como forma de trazer o protagonismo por ser uma banda indígena, vinculada a Universidade Federal, contou.

O diferencial da apresentação da Banda Kruviana são músicas que tratam de diversas temáticas. “As nossas músicas são todas autorais. Trazemos temas em nossas letras como política, defesa dos povos indígenas, por exemplo. A nossa temática musical para o Show escolhida é “Avião, Mercúrio e Ouro“, que fala sobre nossa representatividade.

Daones’ Aunuru também enfatizou sobre a importância do público se conectar com eles no show. “Espero que eles se reconheçam em nós e no nosso trabalho. Falamos de nossas lutas mas também de nossas belezas, temos essa sensibilidade de mostrar através de nossas tradições a nossa cultura”, finalizou.

A Banda que é conhecida por trabalhos autorias vai se apresentar no dia 14 de setembro, na área externa do Teatro, às 19 horas. O grupo se programou para fazer uma hora de show, com um copilado de canções que já tocam ao longo da carreira e outras inéditas. Como parte do show, a Banda vai apresentar cantos tradicionais na lingua Macuxi e dança parixara.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x