Combinando sustentabilidade e inclusão social, o Programa Dedo Verde se consolida como um espaço de transformação para jovens de Boa Vista. Na última semana, os participantes realizaram atividades de compostagem e produção de mudas, reforçando o compromisso do município com a educação ambiental.
De acordo com a técnica administrativa Eduarda Ximenes, a organização garante o sucesso do programa. Todas as ações desenvolvidas no Horto Municipal são planejadas para oferecer experiências práticas e educativas, estimulando a interação e o trabalho em equipe.
“Os integrantes aprendem sobre a natureza e como preservá-la. Dividimos em grupos e incentivamos que cada um dê o seu melhor. O grupo que se destaca é aquele que realmente cuida do meio ambiente. É isso que fazemos, sempre valorizando o contato e a ajuda mútua”, explicou.
Além das atividades no horto, os jovens também participam de ações como Prefeitura com Você e AgroBV, onde colaboram com a doação de mudas e sementes. “O objetivo é manter esse compromisso ambiental para que eles multipliquem o que aprendem”, destacou Eduarda.
Espaço de vivência
A estudante Railane Machado, de 16 anos, participa do programa há dois anos e afirma que encontrou muito mais do que uma horta: descobriu um espaço de convivência e aprendizado.
“Minha mãe fez a inscrição e está sendo uma experiência muito boa. Aprendemos juntos, fazemos compostagem, adubo, sabão caseiro e participamos de palestras. Aqui me sinto feliz porque trabalho com o que gosto: a natureza”, contou.
Com apenas sete meses no programa, José Gabriel, de 15 anos, já percebe os efeitos positivos no dia a dia. Para ele, o Dedo Verde virou também uma ferramenta para o bem-estar mental.
“É muito bom porque ajuda contra a ansiedade. Aqui não sou tímido, me sinto melhor e mais comunicativo. Hoje mesmo fiz compostagem, ciscando e juntando folhas para transformá-las em adubo. Além disso, tenho muitos amigos para conversar e trabalhar junto”, disse.
Fonte: Da Redação

