Segurança, educação e infraestrutura de Roraima se destacam entre os piores índices do Brasil

Números de pesquisa nacional são reflexo de escolas de lona, falta de gestão na segurança e na infraestrutura, em um estado cheio de dinheiro

Segurança, educação e infraestrutura de Roraima se destacam entre os piores índices do Brasil
Governador Antonio Denarium – Foto: Redes Sociais

Preocupante 1

Roraima apresentou no Ranking de Competitividade dos Estados um preocupante dado: o estado ocupa o 23º lugar em Educação. Ou seja, é o estado com um dos piores índices no assunto. Para o estudo, o Centro de Liderança Pública avaliou dados sobre o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Enem, índice e Oportunidade da Educação Taxa de frequência líquida dos ensinos fundamental e médio e outros.

Preocupante 2

A situação é ainda mais preocupante quando se fala no Ideb, criado pelo Governo Federal para medir a qualidade da educação nas escolas públicas do apaís. Nesse quesito, Roraima ocupa o 23º lugar, sendo que caiu 6 pontos de 2021 para cá. Antes disso, o estado figurava entre 17º e 19º lugar. Quem tem filhos nas escolas públicas sabe o quanto isso prejudica e compromete o futuro deles. Especialmente aqueles que estão sendo submetidos a estudar em salas de aula de lona improvisadas. Lamentável.

Infraestrutura

O estudo também avaliou como está a qualidade da infraestrutura no país. E Roraima também se destaca nas piores posições. Quando se fala em custo de combustíveis o estado fica em 25º lugar. Já em disponibilidade de voos diretos estamos na última posição. Mas a pesquisa também revelou que estamos mal sobre acesso a serviços de telecomunicações e  qualidade das rodovias.

Segurança

Além disso, um outro ponto que preocupa os roraimenses é a segurança pública. Conforme o estudo, Roraima era o 3º estado mais seguro do Brasil e nos últimos anos caiu para o 26º. Feminicídios, estupros de vulneráveis e a disponibilidade do Governo em passar dados sobre a segurança lideram o ranking. E olha que o Governo divulga que já investiu mais de R$ 175 milhões na área…

Mudando de assunto…

O Ministério Público de Roraima instaurou procedimento administrativo para cobrar a implementação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Bonfim e Normandia. Sem esses conselhos, pessoas com deficiência permanecem sem espaço oficial de representação e sem instrumentos para fiscalizar políticas públicas que lhes dizem respeito diretamente.

Da Redação

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x