Escola de Boa Vista inaugura espaço para estimular aprendizagem e inclusão

Jardim Neurossensorial funciona como extensão da sala de aula e abre novas possibilidades de aprendizado em contato com a natureza

Escola de Boa Vista inaugura espaço para estimular aprendizagem e inclusão

A Escola Municipal Palmira de Castro Machado ganhou um novo espaço pedagógico: o Jardim Neurossensorial. O ambiente foi criado para estimular os cinco sentidos das crianças, promover a inclusão social e apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes.

Com texturas, cores, aromas e elementos interativos, o jardim funciona como uma extensão da sala de aula e abre novas possibilidades de aprendizado em contato com a natureza. Além disso, contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, ajudando na regulação em momentos de crise, especialmente de alunos com TEA, TDAH e outras necessidades específicas.

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Mayane Oliveira, destacou que o ambiente promove atenção, concentração, memória e linguagem. “É um espaço acolhedor, extensão da SRM, que beneficia todos os alunos e oferece suporte pedagógico para professores e cuidadores”, explicou.

Prêmio Gestão Escolar 2024

A implantação só foi possível graças ao recurso do Prêmio Gestão Escolar 2024, quando a unidade conquistou o 2º lugar na categoria Grande Porte. Para o gestor da escola, o espaço representa uma vitória da comunidade. “Esse ambiente pedagógico diferenciado vai permitir atividades educativas de forma acolhedora e didática”, afirmou.

Além disso, famílias também comemoraram a novidade. Eline Gomes, mãe do estudante David, de 9 anos, que tem autismo e TDAH, contou que o filho já apresentou avanços importantes desde que chegou à escola. “Esse espaço ajuda muito na regulação dele, com as cores, texturas e estímulos. Vai agregar ao ensino e ao autocontrole de todas as crianças que precisam de apoio”, disse.

Por fim, o próprio David aprovou: “O lugar que eu mais gostei foi o dos canos das bolinhas”. Já Davi Matheus, de 10 anos, estudante do 5º ano, também com autismo, reforçou a importância do espaço. “Achei muito legal. Gostei de sentir a textura das coisas e de brincar aqui. Vai ser mais uma opção para a sala de Recursos Multifuncionais”, comentou.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x