As aulas da Escola Estadual Militarizada Wanda David Aguiar, em Boa Vista, foram suspensas nesta terça-feira, 7, após chuva invadir as salas improvisadas de tendas e lonas. Nove turmas precisaram ser dispensadas.
“Levei meu filho para a aula e logo em seguida fui avisada que não haveria aula por causa da chuva, pois as salas de lona do nosso governador estão todas alagadas. Isso é um vergonha”, disse a mãe de um estudante da unidade.
Vídeos enviados à reportagem mostram o chão e as cadeiras molhadas, assim como a água da chuva pingando do teto das estruturas montadas de forma provisória na quadra da escola.
O problema com as chamadas “escolas de lona” não é isolado. Só na Escola Estadual Wanda David Aguiar, isso já aconteceu pelo menos quatro vezes, sendo que o mais recente foi em abril. Várias salas de aula da unidade ficaram alagadas da mesma forma.
Além disso, no interior de Roraima, a história se repete. Isso porque a estrutura de lona da Escola Estadual Indígena Riachuelo desabou na última quarta-feira, 1º, após uma chuva atingir a Comunidade Indígena Sucuba, em Alto Alegre.
Um vídeo enviado à reportagem mostra os alunos reunidos em frente ao local e, ao fundo, é possível ver as tendas e lonas espalhadas.
Citada
Procurada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que, devido às fortes chuvas, a estrutura das salas anexas à escola ficou parcialmente danificada. Conforme a Pasta, os ventos arrancaram parte do forro, permitindo a entrada de água no local.
Ainda de acordo com a Secretaria, após o ocorrido, o Departamento de Logística da Seed acionou a empresa responsável pela instalação das salas. As equipes já iniciaram os trabalhos de reparo, recolocação do forro e reorganização da estrutura física.
Em razão da manutenção emergencial, as aulas das nove turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, que funcionam nas salas anexas, foram suspensas apenas no turno da manhã. Segundo a Seed, as demais turmas da escola, que estudam em outro prédio, seguem com as atividades normalmente.
A previsão é de que os serviços terminem até o final da manhã desta terça-feira, e que as aulas retornem normalmente no turno da tarde.
Fonte: Da Redação

