Pacientes denunciam falta de comunicação em atendimentos na Policlínica Coronel Mota

Conforme relato, cancelamento de consultas sem aviso prévio tem causando transtornos para quem precisa passar por médico especialista

Pacientes denunciam falta de comunicação em atendimentos na Policlínica Coronel Mota
Clínica Especializada Coronel Mota – Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

Pacientes da Policlínica Coronel Mota, denunciam à reportagem nesta terça-feira, 7, o descaso no atendimento médico especializado, ausência de profissionais em consultas agendadas e a falta de aviso prévio aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o relato de um paciente idoso, de 72 anos, que preferiu não se identificar, após seguir todos os trâmites exigidos pelo SUS (desde a consulta na unidade básica até o encaminhamento ao especialista) ele teve a expectativa frustrada por duas vezes consecutivas ao tentar atendimento na policlínica.

Dessa forma, ele explicou que a primeira consulta estava marcada para o dia 9 de setembro, às 7h, com uma ortopedista. No entanto, ao chegar à unidade, recebeu a informação de que a médica havia faltado. Além disso, segundo ele, não houve aviso prévio aos pacientes.

O atendimento foi então remarcado para 7 de outubro, no mesmo horário e com a mesma médica. Contudo, mais uma vez, a profissional não compareceu, e não ocorreu a comunicação aos pacientes.

“Muitos idosos estavam lá, alguns vindos do interior, debaixo de chuva, pagando transporte do próprio bolso. E tudo em vão. Isso é desrespeitoso”, relatou o idoso.

De acordo com o relato, a maioria dos pacientes são pessoas idosas, com dificuldade de locomoção e dependentes de transporte público ou de ajuda familiar para chegar até a unidade. A indignação dos pacientes é sobretudo, na falta de comunicação por parte da Policlínica. “É o mínimo avisar. Não é só questão de logística, é respeito”, afirmou outro paciente que também aguardava atendimento.

A dificuldade de conseguir uma consulta com médico especialista já é um desafio recorrente para a população. O cancelamento sem aviso e a repetição da ausência da profissional evidenciam, segundo os pacientes, falta de organização e de responsabilidade da gestão da unidade.

Citado

Procurada, a Secretaria de Saúde orientou ao paciente que procure a Ouvidoria e faça o registro da reclamação para que sejam adotadas as medidas pertinentes ao caso.

Ressaltou ainda que é importante o paciente estar com contato telefônico atualizado no sistema da Policlínica Coronel Mota para receber confirmação e remarcação de consulta.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x