A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima, responsável por acompanhar o concurso da Polícia Civil, se reuniu nesta quinta-feira, 9, com a direção da instituição e representantes dos aprovados no certame.
O encontro resultou na decisão de encaminhar ao governador Antonio Denarium (Progressistas) um pedido formal por um cronograma de convocação dos 120 candidatos do cadastro de reserva e do início do Curso de Formação Profissional.
Durante a reunião, os deputados destacaram a importância de definir prazos concretos para suprir a carência de efetivo causada por aposentadorias. E, além disso, pela sobrecarga de trabalho nas equipes.
O presidente da Comissão Especial, deputado Gabriel Picanço, afirmou que o Estado possui condições fiscais para realizar as convocações. Conforme o parlamentar, o Governo está dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“A comissão vai encaminhar um documento ao governador solicitando um cronograma claro de convocações, pois o Estado tem condições fiscais de efetivar esse chamamento e fortalecer a nossa Polícia Civil”, disse.
Os representantes dos aprovados lembraram que, em junho, o governador havia garantido por telefone a convocação para o mês de agosto. No entanto, a promessa não se concretizou.
O grupo aponta que parte dos recursos — cerca de R$ 10 milhões — teria sido realocada, o que contribuiu para o adiamento do curso de formação. De acordo com eles, o chamamento da primeira turma já havia provocado um aumento de aproximadamente 300% na produtividade da Polícia Civil. Ou seja, uma nova convocação ampliaria ainda mais essa capacidade, reduzindo as lacunas deixadas por aposentadorias e afastamentos.
“Estamos há mais de um ano pleiteando essa convocação. A chegada da primeira turma aumentou em 300% a produtividade da Polícia Civil. Com o novo chamamento, esse índice pode crescer ainda mais”, destacou Gustavo de Oliveira, representante da comissão dos aprovados.
Fonte: Da Redação

