Como parte das ações do Novembro Azul da Prefeitura de Boa Vista, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dalmo Feitosa promoveu uma programação sobre cuidados e informações voltadas aos idosos do projeto Cabelos de Prata no CRAS Cauamé. A iniciativa contou com palestra sobre prevenção, vacinação contra a Influenza, assim como atendimentos médicos.
Uma das responsáveis é a enfermeira Eliene Mendes de Oliveira, que destacou a importância da programação com a saúde dos homens. “Anualmente, estamos aqui no CRAS conversando com eles sobre a importância de se cuidar e, principalmente, de se prevenir por meio do acompanhamento médico regular. É um trabalho que é reforçado esse mês, mas que ocorre ao longo do ano”, destacou.
O aposentado Raimundo Soares, de 81 anos, participa há dez anos do projeto. Ele já enfrentou o câncer de próstata. Por sorte, descobriu a doença no início. “Fiz todo o tratamento e agora mantenho os exames de rotina. É muito importante cuidar da saúde porque a vida é só uma e nós estamos aqui”, disse.
Também presente na ação, João Ferreira, de 76 anos, participante do Cabelos de Prata há mais de 20 anos. Ele ressaltou a importância do projeto na convivência e no aprendizado. “Gosto de tudo aqui, principalmente das amizades e do conhecimento que a gente adquire. Estou em tratamento, mas sigo firme e feliz por ter esse apoio”, disse.
Rastreamento completo pela UBS
Novembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A campanha busca alertar e sensibilizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como de exames preventivos e do cuidado com a saúde masculina de forma geral.
Em Boa Vista, a porta de entrada para o rastreamento do câncer de próstata é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o passo a passo:
- Procure a UBS mais próxima para agendar a consulta com o médico
- Na consulta, o médico avalia o histórico de saúde, idade e fatores de risco para definir a necessidade dos exames. Alguns dos fatores são casos na família e sintomas urinários
- Caso seja necessário, o médico vai solicitar os exames de rastreamento, que ajudam a identificar alterações na próstata. Geralmente são solicitados o PSA (exame de sangue) e o toque retal. Ambos são ofertados pelo município
- Com o resultado dos exames, o paciente retorna à UBS para o atendimento médico. Se estiver tudo normal, ele permanece fazendo o acompanhamento periódico anual. Se houver alterações, o paciente é encaminhado ao urologista
Atenção! Homens a partir de 50 anos, ou 40 anos com histórico familiar, devem conversar com o médico sobre o rastreamento anual.
Fonte: Da Redação

