O Campeonato Roraimense de 2026 vai começar no dia 24 de janeiro, no Estádio Canarinho, em Boa Vista. Esta edição vai contar com a participação de 10 clubes filiados à Federação Roraimense de Futebol (FRF) e terá transmissão garantida pela TV Imperial, afiliada da Record.
À emissora, o diretor-geral da entidade, Darkson Leal, falou sobre o impacto da última temporada e a projeção para o ano que vem. “Em 2025 nós tivemos um excelente campeonato. Oito equipes participantes e um nível altíssimo. (…) As novidades para 2026 é que temos confirmado os 10 clubes filiados à Federação e isso engrandece ainda o futebol”, disse.
Outro ponto de peso para a FRF é a possível presença de Samir Xaud, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ex-vice-presidente da Federação Roraimense, nos jogos do campeonato.
“O Samir fez parte dessa transformação do futebol roraimense e ele está fazendo parte da transformação do futebol brasileiro. Ele continua aqui presente com a gente e com certeza vai estar aqui nos jogos, antes como gestor da Federação, hoje como presidente da CBF. Isso é fundamental. Olha onde o nosso campeonato chegou”, destacou Leal.
Disputa
A Federação Roraimense definiu a forma de disputa da competição em outubro deste ano. Dois grupos foram formados, com cinco clubes cada um.
No primeiro turno, os times jogam apenas dentro dos próprios grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, onde os confrontos são cruzados. Os lanternas de cada grupo ficam fora do segundo turno.
No segundo turno, cada chave passa a ter quatro clubes. Agora, eles enfrentam apenas os adversários do grupo oposto, e novamente os dois melhores de cada lado chegam às semifinais, outra vez de forma cruzada. Se um time vence os dois turnos, leva o título roraimense.
Não haverá disputa de terceiro lugar. A colocação ficará com o clube que somar mais pontos ao longo de toda a competição, excluindo campeão e vice.
A expectativa é que o campeonato dure 90 dias e termine em março.
Fonte: Da Redação

