Agentes da Guarda Municipal participam de treinamento para manuseio de arma de fogo

Atividade é obrigatória e exigida pela Polícia Federal para os profissionais da segurança pública de Boa Vista

Agentes da Guarda Municipal participam de treinamento para manuseio de arma de fogo

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista participaram de uma capacitação para o manuseio de arma de fogo nesta quarta-feira, 19. O treinamento anual abrange todo o efetivo de 456 GCMs, sendo 140 mulheres. Isso garante que o uso dos equipamentos seja feito de forma segura e responsável. Os guardas passam por aulas teóricas e práticas com pistolas calibres 9 mm e .380.

A atividade é obrigatória e exigida pela Polícia Federal para profissionais que possuem porte de arma. O treinamento, que reforça técnicas e protocolos operacionais, ocorreu no estande de tiro da Polícia Civil de Roraima. Todo o processo é conduzido por instrutores da própria Guarda Municipal, que integram o quadro efetivo e são qualificados para ministrar a formação.

Atualização dos conhecimentos

Segundo o coordenador responsável pela capacitação, Inspetor Abraão Oliveira, durante o treinamento, os agentes revisam fundamentos essenciais, como recargas, panes que podem ocorrer com o armamento e o saque rápido do coldre, sempre focando em situações práticas do dia a dia.

“Estes treinamentos são muito valiosos para aperfeiçoar nossos agentes. A guarda tem esse cuidado de buscar sempre se atualizar e melhorar. Quando há capacitação contínua, o agente está mais preparado para situações de riscos, evitando incidentes. Assim, garantimos tanto a segurança dos agentes, quanto da população”, disse.

O Subinspetor Jander Cleyton de Medeiros, integrante da Defesa Civil Municipal, participou da instrução e ressaltou que a iniciativa é essencial para o trabalho na segurança pública. “A prefeitura, por meio da guarda, demonstra preocupação com a segurança dos profissionais, de suas famílias e da comunidade ao oferecer esses momentos de capacitação. Esse compromisso institucional é satisfatório e reforça a confiança da categoria”, explicou.

Destaque feminino e representatividade

As capacitações elevam o nível dos guardas de Boa Vista, com destaque para as mulheres. Nathanne Peres e Rayane Lima, participaram do torneio de tiro em alusão ao 81º aniversário da Polícia Militar de Roraima e alcançaram o pódio na categoria feminina. Para a Nathanne, que ficou em 1º lugar, a conquista é reflexo dos treinamentos e atualizações dos conhecimentos que recebem.

“Eu me sinto muito feliz por ter participado do evento, representando nossa honrada instituição, e em conquistar o primeiro lugar, levando o nome da Guarda Municipal ao lugar mais alto do pódio. Estou muito feliz e grata por essa oportunidade de ter alcançado esse resultado. É uma grande satisfação, ainda mais em um torneio que reuniu diversas forças de segurança pública de Roraima”, enfatizou.

Rayane Lima também celebra com honra o 3º lugar. “Foi algo que eu realmente não esperava, mas foi uma ótima experiência. Ter conquistado um bom resultado tornou tudo ainda mais especial. Também achei muito positivo que a instituição tenha proporcionado essa integração com outras corporações, fortalecendo assim, os laços entre as forças”, ressaltou.

Além das mulheres, modalidade de arma curta (pistola), o GCM Teles, ficou em 2º lugar. Por fim, na modalidade arma longa, os GCMs Câmara e Barros Maia, conquistaram o 1º e 2º lugar, respectivamente.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x