O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realiza de 24 a 28 de novembro, a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento conta com ações educativas, capacitações, assim como atividades integradas com instituições parceiras. Dessa forma, fortalecendo o compromisso do judiciário com a prevenção da violência doméstica e o apoio às redes de proteção.
Essa é a terceira vez ao ano que a Semana acontece no país com o objetivo de agilizar os julgamentos, assim como fortalecer medidas de prevenção e acolhimento. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), conduzirá a programação.
O lançamento do documentário de 10 anos do projeto “Maria vai à Escola”, acontecerá dia 25 durante a programação. A agenda inclui a capacitação introdutória para implantação da Patrulha Maria da Penha no município de São João da Baliza, às 8h. Ademais, no mesmo dia, ocorrerá a participação no II Seminário Nacional de Políticas de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios nas Instituições de Ensino Superior, na Universidade Federal de Roraima.
Já dia 28, ocorrerá a inauguração do Projeto “Cuidar para Curar”. Ele é promovido pela Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, que oferece atendimento psicossocial para crianças testemunhas de violência doméstica e familiar. O evento acontece às 10h, na sede da Secretaria Especial da Mulher.
Por fim, dia 29 é o encerramento da Semana com a palestra no encontro “Meninas e Mulheres – A moda é viver sem violência”, na Sede do Instituto Moda é viver em Caracaraí.
Campanha
Nesta edição, a Semana acontece junto a Campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Ela é realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro. A CEVID e a Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) desenvolverá ações do projeto “Maria Vai à Escola”. E outras atividades que, especialmente, abordarão a pauta dos 21 Dias de Ativismo.
Fonte: Da Redação

