A Prefeitura de Boa Vista encerrou a ação de cadastramento e recadastramento de ambulantes com carteirinhas emitidas para 381 trabalhadores individuais, aptos a atuar nos espaços públicos da capital.
Durante a ação, houve a renovação de 180 credenciais e emissão de 201 novas. O documento tem validade de 12 meses, contendo informações como local de atuação, assim como atividade principal. Ele permite que os trabalhadores individuais atuem de forma legalizada e organizada na cidade.
Organização e liberdade econômica
Conforme o presidente da Emhur, Flávio Grangeiro, é importante que os trabalhadores individuais estejam cadastrados para manter a organização da cidade, além de promover maior liberdade econômica.
“Com a credencial, possibilitamos que essas pessoas vendam de forma organizada, cumprindo o que está na legislação municipal. E posteriormente, será importante também para cursos, capacitações, treinamentos, fornecidos pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME)”, disse.
Atendimento ágil e de qualidade
Comerciante de pimentas e outros produtos desde 2021, Valdeniza Bezerra disse que estar regularizada é importante, pois garante mais segurança e independência nas vendas.
“Achei ótimo, organizado, rápido e com todas as informações no mesmo lugar. A carteirinha ficou linda. Para mim, é essencial trabalhar de forma legalizada. Fiquei feliz com essa iniciativa da prefeitura, porque muita gente que trabalha como ambulante não teve oportunidade de estudar ou tem dificuldade de conseguir emprego formal. Então, essa regularização é uma oportunidade enorme”, enfatizou.
Isanilde Franco trabalha com vendas de cachorro-quente há mais de 20 anos e aprovou a ação. “Estou muito contente com a minha carteirinha. É bom estar regularizada, para não haver problema com os fiscais. Fui bem atendida e agora é só esperar o final de semana e os próximos feriados para trabalhar com minha carteirinha atualizada”, explicou.
Fonte: Da Redação

