A Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) divulgou o Boletim Hidrometeorlógico nesta segunda-feira, 1º. A expectativa do trimestre, que vai de novembro de 2025 a janeiro de 2026, é de chuvas dentro da média histórica em Roraima.
Os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) mostram que em dezembro de 2025 já choveu 0,1mm em Boa Vista. Durante 6 dias de chuva no mês de novembro de 2025, o acumulado de precipitação foi de 26,8mm (61,4% abaixo da média do mês) na capital de Roraima.
Conforme dados do Inmet, a referência histórica de precipitação anual em Boa Vista é de 1752,1mm de chuva. De janeiro a novembro de 2025, o acumulado de precipitação na capital (dados da estação automática A135 do Inmet) foi de 2041,5mm, com a maior precipitação no mês de julho (525,8mm) e a menor precipitação no mês de fevereiro (13mm).
Previsão de precipitação
Segundo o boletim, com informações do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a previsão para a capital Boa Vista é de tempo nublado a poucas nuvens com possibilidade de chuva em áreas isoladas. As temperaturas devem variar entre 24ºC e 30ºC, com umidade do ar variando entre 65% e 100%. Além de ventos com direção SE-E, intensidade: fracos; com rajadas isoladas de vento chuvas próximas de 50mm poderão ser atingidas no norte do Estado.
La Niña
Em relação a previsão sazonal, as temperaturas da superfície do mar (TSM) no Pacífico Equatorial abaixo da média avançam sobre as áreas de monitoramento nas regiões de Niño 3 e Niño 3.4.
Além disso, os modelos indicam o estabelecimento do fenômeno La Niña, inicialmente com fraca intensidade, nos próximos meses, podendo ter maior frequência de chuvas no oeste da região.
De acordo com o Censpam, diante dessas condições, o prognóstico climático para o trimestre NOV-DEZ-JAN de 2025 em Roraima, é de chuvas próximas da normalidade, assim como temperaturas próximas da média histórica.
Focos de fogo
Em novembro de 2025, o satélite de referência identificou 180 focos de fogo no Estado de Roraima, totalizando 1368 focos no ano. A média de novembro da Amazônia Legal é de 14776 focos; já a média anual é 147896. Em Roraima, a média de novembro é de 167 focos; já a média anual é de 2177. Em novembro de 2024 registrou-se 206 focos de um total anual de 5358.
Conforme explicação, a relação foco x queimada não é direta nas imagens de satélite. Ou seja, um foco indica a existência de fogo em um elemento de resolução da imagem (pixel). Neste pixel pode haver uma ou várias frentes de fogo ativo distintas que a indicação será de um único foco ou ponto.
Veja o boletim Hidrometeorológico.
Fonte: Da Redação

