Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcada pela luta por direitos, garantias e participação social, diz Coede

Conforme dados do IBGE, mais de 150 mil pessoas vivem com algum tipo de deficiência em Roraima

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcada pela luta por direitos, garantias e participação social, diz Coede
Presidente do Conselho do Coede, Maria Lúcia de Lucena. Foto: divulgação

O dia 3 de dezembro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), lembra a importância da diversidade humana, da luta por direitos e garantias de condições de participação social plena para pessoas com deficiência. De acordo com dados do IBGE, só em Roraima, mais de 150 mil pessoas vivem com algum tipo de deficiência.

Para a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE- RR), Maria Lúcia de Lucena, a data é um marco histórico e data comemorativa. Contudo, ressalta que luta é diária e, por isso, deveria acontecer durante todo o ano.

Entre os desafios apontados pela presidente estão: a ampliação da visibilidade e garantia de direitos. Assim como, a reafirmação de políticas públicas já consolidadas para efeitos reais.

O Conselho recebe, em média, duas denúncias por mês sobre violação de direitos, sendo apuradas, posteriormente, encaminhadas para os órgãos responsáveis. E por fim, acompanhadas até a resolução final, o que, de acordo com ela, demanda uma atuação constante e diária.

“Há uma necessidade de informação e conscientização, além da colaboração de todos os setores da sociedade em contribuir pela inclusão, proteção social e garantia de oportunidades para todos”, cobrou.

A presidente lembrou a importância da conscientização sobre o capacitismo que é qualquer tipo de discriminação contra uma pessoa em função da deficiência. Prática considerada crime e que resulta em exclusão, sofrimento e violação de direitos. “Combater o capacitismo é um compromisso de toda sociedade”, defendeu.

Coede

Criado em 2009, o Conselho é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador, integrado à estrutura do Poder Executivo Estadual. Para informações e denúncias o conselho disponibiliza os canais: Wattsapp (95) 99134-0854; Instagran: @Coederr; Email: [email protected].

Fonte: Da Redação

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x