A cultura geek deixou de ser nicho e se tornou um dos pilares mais influentes do entretenimento atualmente.
Uma pesquisa inédita da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que mais da metade dos entrevistados (51%) reservam mensalmente um valor para seus hobbies e produtos deste universo.
Assim, deste total, 73% destinam até R$300 para as compras de produtos relacionados à filmes que dominaram o cinema mundial a franquias de games que viraram fenômenos culturais
Segundo levantamento, o maior gasto desse público (57%) é com streamings e assinaturas. Para os entrevistados (69%), “ser nerd” é motivo de orgulho.
50% dos entrevistados enxergam o consumo como uma forma de expressar sua identidade. Além disso, 32% consideram que os “nerds” atuais são mais sociáveis do que as das gerações anteriores.
Quanto aos universos favoritos dos entrevistados, filmes e séries aparecem no topo (53%), seguidos por tecnologia (43%), games (38%) e animes (33%).
Não à toa, entre os maiores gastos, se destacam streaming e assinaturas (57%), tecnologia e gadgets – dispositivos eletrônicos (31%), e livros e histórias em quadrinhos (29%).
Apesar da paixão, o entusiasmo nem sempre vem acompanhado de planejamento: 38% dos entrevistados admitem já ter se endividado por conta de compras ou experiências, enquanto 15% afirmam ter atrasado ou deixado de pagar contas básicas por este motivo.
“Os dados mostram que a relação do público com a cultura geek é muito emocional, e isso impacta diretamente o modo como ele consome. Entender estes hábitos é essencial para conseguir equilibrar o hobby e a organização financeira, evitando comprometer o orçamento”, conclui Laisse Francisco, especialista da Serasa em educação financeira.
Nerd x geek
Tradicionalmente, “nerd” é um termo associado a pessoas profundamente interessadas por temas acadêmicos, tecnológicos e intelectuais.
Por outro lado, “geek” está mais ligado à cultura pop, tecnologia, games, quadrinhos, entre outros. Na prática, as duas identidades se misturam e se complementam, unindo paixão e conexão com a comunidade.
Para os entrevistados, a imagem do nerd mudou com o tempo, 35% acreditam que o termo virou “mainstream”, ou seja, uma tendência.
Além disso, 32% consideram que os nerds atuais são mais sociáveis do que os das gerações anteriores e 21% afirmam que eles são mais respeitados hoje.
A identidade também traz benefícios práticos para 71% dos respondentes que apontam que isso os ajudou a desenvolver habilidades úteis para o trabalho ou estudos.
Metodologia
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box com 501 entrevistados em todo o país, entre 30 de outubro e 10 de novembro de 2025. Porém, há uma margem de erro: 4,4 pontos percentuais.

