Licença ambiental especial para acelerar obras estratégicas já está em vigor

Licenciamento especial também pode ser usado em obras de melhoria de estradas classificadas como estratégicas

Licença ambiental especial para acelerar obras estratégicas já está em vigor
Foto: Divulgação

Uma nova regra passa a orientar o licenciamento ambiental de obras consideradas estratégicas pelo governo federal. A Lei 15.300, publicada no Diário Oficial da União. Ela cria a Licença Ambiental Especial (LAE), um tipo de autorização voltada a dar mais rapidez à análise de projetos. 

Do mesmo modo, a Licença Ambiental Especial é pelo órgão responsável pelo licenciamento e define as regras que o empreendedor deve cumprir para implantar e operar o projeto. A lei permite por exemplo, o uso desse tipo de licença mesmo em casos que envolvam impacto relevante ao meio ambiente. Ou seja, desde que respeitadas as exigências previstas na legislação. 

A lei é da conversão da Medida Provisória 1.308/2025aprovada pelo Senado em 3 de dezembro. Após a votação pelos senadores, o texto seguiu para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Prazo máximo

Pela nova norma, a LAE será apenas a atividades e obras classificadas como estratégicas em decreto, com base em proposta do Conselho de Governo. O texto determina que esses pedidos tenham prioridade de análise, tanto no órgão licenciador quanto nos demais órgãos públicos que participam do processo. 

A lei estabelece prazo máximo de 12 meses para a conclusão do licenciamento ambiental especial, contado a partir da entrega dos estudos e documentos exigidos. O processo inclui a definição das informações necessárias, a apresentação dos estudos ambientais, a promoção de audiência pública obrigatória e a emissão de um parecer final sobre a autorização do empreendimento. 

Por fim, o texto também considera estratégicas as obras de recuperação e melhoria de rodovias já existentes que façam ligação relevante entre estados. Para esses casos, a lei fixa prazos específicos para a entrega dos estudos e para a decisão final sobre a licença de instalação. 

Fonte: Agência Senado

0
Would love your thoughts, please comment.x