Com vocês, as 10 maiores bilheterias de 2025

A coluna de hoje fecha o ano com o Top 10 das maiores bilheterias mundiais de 2025. Boa leitura e feliz 2026!

Com vocês, as 10 maiores bilheterias de 2025

2025 acabou e deixou um rastro de momentos marcantes no cinema. Começando com o cinema brasileiro e os prêmios de Ainda Estou Aqui – incluindo o então inédito Oscar de Melhor Filme Internacional. O ano revitalizou a franquia Premonição, ressuscitou a DC, castigou o público com um dos piores remakes live-action já feitos – Branca de Neve – e nos presenteou com um dos melhores – Como Treinar Seu Dragão.

Além disso, redescobrimos o poder dos dinossauros, dos videogames, das animações (sobretudo asiáticas) e, claro, de James Cameron. E como esquecer um dos maiores momentos cinematográficos da história – a quebra do tempo na dança de Pecadores?

O ranking mundial das bilheterias quase traduziu isso tudo. A obra-prima vampiresca de Ryan Coogler acabou saindo do Top 10, mas tivemos surpresas e desempenhos impressionantes – incluindo vários recordes. Logo, nada mais adequado que fechar o ano do Cinema em Tempo com o balanço geral. Confira o ranking das 10 maiores bilheterias de 2025 e comente se já viu no cinema.

E tenha um feliz Ano Novo!

10. SUPERMAN

Bilheteria: quase 616,8 milhões de dólares

O maior super-herói de todos os tempos ganhou o filme que merecia e o público respondeu bem. O filme de James Gunn se tornou a maior adaptação de quadrinhos do ano, inaugurando bem o novo Universo DC – e dando esperanças para Supergirl, previsto para o próximo verão americano. Difícil é saber em que pé ficará esse universo no cinema com a venda da Warner à Netflix, a empresa mais anticinema a trabalhar com cinema. De toda forma, o Superman já fez sua parte.

Escrevi sobre ele aqui.

9. F1: O FILME

Bilheteria: 631,6 milhões de dólares

É o único filme da lista com uma trama situada no mundo real. O novo filme de Joseph Kosinski traz o diretor de volta ao Top 10 mundial, três anos após Top Gun: Maverick (2022). Inclusive, há quem diga que F1: O Filme é um Top Gun no chão. Não chega a tanto, mas a qualidade técnica impressionante também convida o espectador a não esperar o lançamento no streaming. É mais uma experiência de encher os olhos e que precisava ser vista no cinema. E o público, claro, compareceu em peso.

8. COMO TREINAR SEU DRAGÃO

Bilheteria: 636,3 milhões de dólares

A melhor adaptação live-action de uma animação dos últimos anos já estava no Top 10 do meio de 2025 (que você pode ver aqui). Entretanto, o Fúria da Noite voou algumas posições acima, ultrapassando Thunderbolts*, Capitão América: Admirável Mundo Novo, Detetive Chinatown: O Mistério de 1900 e Missão Impossível: O Acerto Final. Um sucesso merecido a um remake que repete a trama original sem desrespeitá-la. Especialmente em tempos de crise criativa até para repetições.

7. DEMON SLAYER: CASTELO INFINITO

Bilheteria: 795,3 milhões de dólares

Quem diria que o recorde do vencedor do Oscar O Tigre e o Dragão seria quebrado por um anime? Pois Demon Slayer: Castelo Infinito se tornou a nova maior bilheteria de um filme não-americano nos EUA. Na telinha, a adesão à saga de Tanjiro já era a tradução da expansão japonesa para além da comunidade otaku. Na telona, esse mesmo sucesso se estendeu de forma arrasadora. Nem o Superman conseguiu voar tão longe quanto o caçador de demônios mais querido do povo.

6. AVATAR: FOGO E CINZAS

Bilheteria: 805,1 milhões de dólares (e contando…)

A frase “Nunca duvide de James Cameron” já virou clichê, mas não deixa de ser verdadeira. Duas semanas em cartaz e o terceiro Avatar já está com a trilha capinada para outro bilhão de dólares. Mesmo que o filme feche o ano em sexto lugar, pode apostar que ele chegará no Top 3 na próxima semana. Além disso, Cameron se tornará o primeiro cineasta da história a ter quatro filmes consecutivos no clube do bilhão – Titanic e os três Avatar. Pois é: nunca duvide de James Cameron.

5. JURASSIC WORLD: RENASCIMENTO

Bilheteria: quase 870 milhões de dólares

Se a crítica se cansou da saga Jurassic World, o público continua querendo dinossauros no cinema – mesmo depois do pior de todos, Jurassic World: Domínio. Desta vez, a concorrência foi mais forte e Renascimento quebrou a sequência bilionária da série, tornando-se o primeiro Jurassic World a não alcançar um bilhão em bilheteria. Ainda assim, o sucesso é inegável e a presença da Scarlett “Viúva Negra” Johansson ajuda um pouco, dando um novo respiro aos fãs. Pode esperar que vai ter mais.

4. UM FILME MINECRAFT

Bilheteria: 958,1 milhões de dólares

Com quase um bilhão de dólares no caixa, Um Filme Minecraft é a segunda maior adaptação de games da história – perdendo apenas para Super Mario Bros.: O Filme (2023). E, assim como o colega Jim Carrey com Sonic 3, o comediante Jack Black também encontrou nos games da telona a maior bilheteria de sua carreira. Nada mal a um subgênero que só vem crescendo. Porem, só foi a Disney entrar na brincadeira (como você verá adiante) que Minecraft caiu duas posições, do meio do ano para cá.

3. LILO & STITCH

Bilheteria: 1 bilhão e 38 milhões de dólares

E não é que o alienígena azul ficou bilionário mesmo? Não que os números surpreendam tanto. Afinal, Lilo & Stitch já era um dos remakes live-action mais aguardados do ano e o resultado só confirmou isso. Embora o melhor remake do ano esteja no oitavo degrau deste ranking, Stitch não fez feio, apesar de alguns críticos tentarem rebaixá-lo (já vi youtuber o colocando entre os piores filmes do ano). Pois eu me diverti e me emocionei, até mais que na animação original.

Não satisfeita, a Disney ainda engata com…

2. ZOOTOPIA 2

Bilheteria: 1 bilhão e 420 milhões de dólares (e contando…)

Fenômeno de 2025, a continuação mais esperada do ano chegou com as quatro patas na porta. Isso porque Zootopia 2 teve a maior abertura nas bilheterias não só da Disney, mas de qualquer animação do cinema. Foram mais de 500 milhões de dólares só no primeiro final de semana de exibição. Provavelmente, nas próximas semanas, a obra deve ultrapassar Divertida Mente 2 e virar a segunda maior animação de todos os tempos.

Só não será o primeiro lugar porque não dá para alcançar…

1. NE ZHA 2

Bilheteria: 2,2 bilhões de dólares

O megasucesso chinês quebrou vários recordes e conquistou uma bilheteria tão impressionante quanto inesperada. Foi uma escalada tão monumental que, atualmente, há somente quatro filmes acima de Ne Zha 2 no ranking mundial das bilheterias de todos os tempos: os dois primeiros Avatar, Vingadores: Ultimato e Titanic. E ainda quase ultrapassa o naufrágio mais famoso do mundo. É a segunda vez na história que um longa asiático se torna o maior filme global do ano – o outro foi Demon Slayer: O Trem Infinito (2020). Abra o olho, Hollywood!

Júnior Guimarães é jornalista e escreve a coluna Cinema em Tempo. Toda semana aqui no Roraima em Tempo temos uma análise sobre o mundo cinematográfico. No Youtube, Júnior tem um canal onde faz críticas e avaliações sobre cinema.

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x