Comerciantes denunciam esgoto estourado na frente de seus estabelecimentos; problema acontece há quase um ano sem solução da Caer

Empresária relata que devido ao descaso da Caer, já perdeu 50% de seus clientes que deixaram de frequentar seu restaurante

Comerciantes denunciam esgoto estourado na frente de seus estabelecimentos; problema acontece há quase um ano sem solução da Caer
Foto: divulgação/TV Imperial

A empresária Márcia Barros, dona de um restaurante no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa vista, denunciou um problema de esgoto estourado desde março de 2025, ou seja, dez meses sem solução.

À reportagem da TV Imperial, a mulher desabafou sobre as inúmeras tentativas frustradas de solucionar o problema juto à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Além disso, relatou a preocupação sobre o risco de fechar seu estabelecimento por perder 50% dos seus clientes devido ao mau cheiro do esgoto que exala dentro do restaurante.

“Esse esgoto a céu aberto está nos prejudicando desde março de 2024. Como que a gente vive?. A gente paga taxa de esgoto, imposto como empresa e, com essa situação, perdemos 50 % dos nosso clientes, isso é um prejuízo total para mim”, contou. E quem me ressarce? Quem me ajudar a pagar o salário dos meus cinco funcionários?!”, indagou.

Constrangimento

Márcia também falou sobre o constrangimento que passa com a situação e pede providências à Caer.

“Já vai completar um ano esse problema. O fedor é muito grande, tudo cheio de lodo, é um esgoto com dejetos de banheiro, de pia, da rua, tudo acumulado. Está muito difícil essa situação para mim, fico constrangida na frente dos clientes. Eles entram e fica o mau odor porque o ambiente é fechado. Eles acabam indo embora porque não tem condições de comer nesse fedor. Já fiz todo o processo burocrático de ir atrás então, peço que a Caer que tome providência”, desabafou a empresária.

Falta água e sobra esgoto

Naiara Araújo é gerente financeira de um atacado que funciona do outro lado da rua José Aleixo. Ela diz que não conseguem usar o banheiro do prédio devido a situação do esgoto que piora com a falta de água.

“A questão da falta d’água e do fedor é horrível, realmente. Inclusive nesse momento, não tem água no prédio. E sobre o esgoto, já chamamos uma empresa que presta serviço, mas eles falaram que a manutenção é de responsabilidade da Caer”, relatou.

De acordo com a gerente, a situação tem gerado desgaste tanto para clientes quanto para funcionários, que precisam acessar o banheiro. E devido a falta do recurso natural, a equipe de limpeza tem se desdobrado buscando água em outro local para amenizar a situação.

O banheiro está horrível, um fedor insuportável e toda hora a gente fica solicitando nossa equipe de limpeza para dar uma olhada e organizada para amenizar, até porque temos nossos clientes que precisam usar. E acaba que ficando desgastante porque precisamos está indo em outro local para buscar água e fazer essa limpeza nos banheiros”, descreveu.

O que diz a Caer

Procurada, a Caer informou que equipes técnicas já estiveram no local e realizaram a limpeza e desobstrução do sistema de esgoto.

Esclareceu ainda que o extravasamento relatado ocorreu devido ao entupimento da caixa de gordura de uma residência particular, que acabou atingindo a rede da Companhia. “O acúmulo de detritos comprometeu o fluxo da tubulação, causando o transbordamento na via”, explicou a empresa.

A estatal disse que já finalizou a manutenção e a limpeza do sistema, solucionando o problema.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x