Parques aquáticos são novamente abertos em ano eleitoral

Mais um ano eleitoral e a velha história de reabertura de parques e promessas de novas obras

Parques aquáticos são novamente abertos em ano eleitoral
Foto: Reprodução

Manteve

A Justiça Eleitoral manteve a cassação dos mandatos dos vereadores Roberto Franco e Adnan Lima após reconhecer fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.  A Justiça reconheceu que houve o registro de candidaturas femininas apenas para cumprir e liberar o restante da chapa. Os réus Elane Rodrigues, Adnan Lima e Roberto Franco haviam entrado com recursos na tentativa de anular a condenação anterior alegando que o processo teve falhas graves, como a falta de uma opinião final do Ministério Público e o uso de uma “prova surpresa” (um documento onde um dos envolvidos confessava a culpa).

O parque

No último fim de semana, o Governo de Roraima decidiu inaugurar o parque aquático do bairro Caranã, um espaço que ficou fechado por mais de 20 anos. A obra estava em andamento desde 2022. Além disso, o Governo também reabriu a Praça das Fontes. Sim, aquele espaço ao lado do Totozão, que costuma reabrir apenas em períodos eleitorais. O que não faltam agora são promessas de entrega de obras e o discurso recorrente de que é preciso “mais tempo de gestão” para que elas saiam do papel. A população, no entanto, já percebeu o que claramente não é prioridade para o governador Antonio Denarium e para o vice-governador Edilson Damião, que comanda a Seinf, pasta responsável pelas obras. A Pasta deveria ser a primeira a garantir à sociedade que escolas e a maternidade, por exemplo, jamais permaneceriam por tanto tempo funcionando de forma precária, debaixo de lonas.

Em Rorainópolis 

A Prefeitura de Rorainópolis pretende gastar mais de R$ 5 milhões para a eventual contratação de uma empresa especializada em serviços de manutenção preventiva e corretiva de computadores das secretarias municipais. O montante chama atenção e é considerado elevado, sobretudo diante da realidade orçamentária do município e da natureza do serviço a ser contratado.

Eleições e Inteligência Artificial 

Com as eleições se aproximando, cresce o alerta para a disseminação de notícias falsas impulsionadas pela inteligência artificial. Em 2024, 54% dos brasileiros usaram ferramentas de IA generativa, acima da média global de 48%, segundo uma pesquisa da Ipsos com o Google. A tecnologia facilita a criação rápida de textos, imagens e músicas, o que amplia tanto o conteúdo legítimo quanto o enganoso. Mesmo quando desmentidas, as fake news já causam impacto, enfraquecendo a confiança na informação, nos meios de comunicação e nas instituições democráticas.

Descaso

Duas mães foram presas por abandono de incapaz após deixarem dois bebês e duas crianças sozinhos em casa para irem a um bar. O caso ocorreu em Caracaraí e é semelhante a episódios registrados na capital. Em um deles, uma criança morreu carbonizada após a mãe deixá-la sozinha em casa enquanto ia à padaria. Em outro, um menino pulou de um dos andares de um apartamento no bairro Vila Jardim, e o pai só percebeu o ocorrido devido à movimentação dos vizinhos ao retornar para casa. É importante a reflexão sobre a falta de responsabilidade de alguns pais ou responsáveis que atribuem a uma criança o poder de se auto proteger, quando na verdade, elas são vulneráveis. Crianças não são mini adultos e precisam de educação, limites e um ambiente seguro para o desenvolvimento saudável.

Da Redação

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x