O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou uma resolução que autoriza enfermeiros a prescrever medicamentos. A norma, disponível no Diário Oficial da União (DOE) do dia 14 de janeiro, reafirma atribuições previstas em lei federal.
A nova resolução consolida esse exercício profissional, alinhando-o às evidências científicas e às boas práticas assistenciais. Ela define parâmetros para a prescrição no contexto do processo de enfermagem, reforçando a competência técnica e a aptidão do profissional nessa prática.
O normativa resulta de um processo participativo, que incluiu consulta pública nacional promovida pelo Cofen. A iniciativa permitiu a contribuição de profissionais de Enfermagem, especialistas, instituições de saúde e representantes da sociedade.
Na prática, a prescrição por enfermeiros já integra as políticas públicas de saúde. Ela é consolidada na Atenção Primária em programas estratégicos como imunização, saúde da mulher, doenças crônicas e controle de agravos.
Na Atenção Primária à Saúde, o enfermeiro exerce papel fundamental na promoção do cuidado integral e sua atuação como prescritor impacta positivamente a sociedade ao ampliar o acesso aos serviços de modo seguro, promovendo a equidade e garantindo respostas oportunas às necessidades de saúde da população.
Fonte: Da Redação


