O Ministério Público de Roraima recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) interdite imediatamente a área de preparo de sucos e manipulação de alimentos do Hospital Geral de Roraima (HGR), após constatar graves irregularidades sanitárias.
Conforme o órgão, uma inspeção realizada no dia 15 de dezembro do ano passado apontou uma série de problemas estruturais no Setor de Nutrição e Dietética da unidade, incluindo esgoto sem vedação, acúmulo de água servida, fiação elétrica exposta, presença de materiais de limpeza em área inadequada e condições que favorecem a entrada de pragas e vetores.
O relatório também indica que pisos, paredes e tetos estão em condições incompatíveis com as normas sanitárias, o que compromete a segurança alimentar.
Além disso, a Promotoria destacou que chegaram ao órgão denúncias de pacientes relatando a presença de insetos e larvas nas refeições fornecidas pelo hospital.
Leia também:
- Mulher encontra tapuru em refeição distribuída pelo HGR e critica a Saúde de Roraima
- Paciente encontra mosca em marmita servida no HGR e denuncia; veja vídeo
- Vídeo: marmita é servida a paciente do HGR com ovos de mosca varejeira, diz denúncia
- Mulher encontra lagarta em refeição servida na Maternidade de Roraima; veja vídeo
O MP recomendou a interrupção das atividades no local atual, assim como a transferência da produção para a sede da empresa contratada.
O Ministério Público também pede que a Sesau apresente, em 30 dias, um relatório detalhado com as ações realizadas para o cumprimento da recomendação.
Citada
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu a recomendação do Ministério Público e, além disso, afirmou que todas as medidas estão em andamento. Conforme a Pasta, foi assinado uma ordem de serviço para a conclusão imediata da obra de adequação e reforma da cozinha do Hospital Geral de Roraima, o que atenderá à recomendação dentro do prazo estabelecido.
Ainda de acordo com a Sesau, atualmente, a produção da alimentação hospitalar acontece em uma cozinha industrial fora da unidade, atendendo às exigências sanitárias.
Fonte: Da Redação


