Filme de ficção Roraimense será exibido gratuitamente em cinema da capital

Programação faz parte da Mostra Roraima de Filmes, do coletivo Canoa Cultural

Filme de ficção Roraimense será exibido gratuitamente em cinema da capital
Banco de imagens/Freepik

O filme roraimense “Fuga”, da produtora arraia.br e dirigido por Aldenor Pimentel, será exibido gratuitamente no cinema do shopping localizado no shopping do bairro Caçari. A exibição acontece nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a partir das 19h30.

A exibição faz parte da programação da Mostra Roraima de Filmes, da 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (Seda-RR) – 2025/2026, organizada pelo coletivo Canoa Cultural.

Além de “Fuga”, vai ocorrer a exibição dos curta-metragens: “Disquete, vol. 1”, de Laélia Lima Cardoso; “Entre as Nuvens”, de Alex Pizano; “Guariba Guabirú”, de Luiz Claudio Corrêa Duarte; e “Não Vale Um Centavo”, de Hemanuella Karolyne Moura Vieira. Em 2025, a Mostra Roraima de Filmes foi em Normandia, em Amajari, na vila Tepequém, e, em Boa Vista, na comunidade indígena Campo Alegre.

Entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano, estão previstas ainda uma oficina, uma mesa redonda e a exibição do curta documental “A pele do ouro”, de Marcela Ulhoa e Yare Perdomo, e dos filme de ficção de longa-metragem “Pau D’Arco”, de Ana Aranha, e “O último azul”, de Gabriel Mascaro.

‘Pele de ouro’

“A pele do ouro” venceu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Fotografia no Festival de Cinema de Brasília em 2025. “Pau D’Arco” conquistou então prêmios nos festivais de Marília e Guarnicê e na Mostra Ecofalante. “O último azul” ganhou então, o Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata) no Festival de Berlim em 2025.

Fuga

Do gênero ação, “Fuga” conta com cenas gravadas entre outubro e novembro de 2024 em diferentes pontos turísticos de Boa Vista. Do mesmo modo, ao desembarcar no aeroporto, Duda, uma jovem pessoa indígena, passa a sofrer uma misteriosa perseguição.

“Quem é ela? Por que foge? Conseguirá se safar? Neste curta-metragem de tirar o fôlego, as perguntas podem se revelar mais importantes que as respostas”, destaca a sinopse do filme.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, após aprovação em 2023 em edital de audiovisual da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), “Fuga” tem dez minutos de duração e é o primeiro live action, filme com atores reais, dirigido por Pimentel, que também assina o roteiro, ao lado de Elisa Coimbra.

Por fim, o filme “Fuga” também teve seleção para exibição pela mostra de cinema Filmmaker Sessions Volume 9, do condado de Buckinghamshire, na Inglaterra, e pela Mostra Bem-Te-Vi de Cinema, de Boa Vista. O trailer de “Fuga” está disponível no YouTube.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x