O ano letivo de 2026 na Escola Estadual São José começou de forma precária, segundo denúncia recebida pelo Grupo Égia de Comunicação. De acordo com o relato, os alunos retornaram às aulas nesta quinta-feira, 29, sem centrais de ar nas salas, sem lousas adequadas e sem copa para se alimentarem.
Os meninos da escola têm que usar um único vaso sanitário, que está no banheiro destinado às pessoas com deficiência (PCD), devido à reforma.
Além disso, a copa também está em reforma. Assim, os alunos não têm um local adequado para fazerem o lanche e, então, comem na quadra, ou em mesas espalhadas pela escola.
Na tentativa de reduzir o problema do calor de Roraima, a gestão da escola colocou ventiladores nas salas de aula. Porém, continua quente, afirmou a denunciante. Enquanto isso, as lousas são apoiadas sobre cadeiras.
Nota sobre situação da escola
A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informa que a demanda mencionada já consta em seu cronograma de manutenção. Além disso, os reparos necessários serão realizados ainda nesta semana.
Reforça ainda que as equipes técnicas estão mobilizadas para executar os serviços com a maior brevidade possível. Assegurando condições adequadas, seguras e confortáveis para os alunos, bem como para toda a comunidade escolar.
A Seed reafirma seu compromisso com a qualidade da infraestrutura das unidades de ensino da rede estadual e com a continuidade das atividades pedagógicas. Adotando todas as providências necessárias para garantir um ambiente escolar apropriado ao processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: Da Redação


