Entenda como portabilidade digital pode ajudar quem está endividado

Possibilidade de renegociação de créditos pessoais via Open Finance permite a transferência de dívidas mais rapidamente

Entenda como portabilidade digital pode ajudar quem está endividado
Foto: Reprodução/Internet

O Banco Central anunciou a possibilidade de portabilidade de dívidas para outras instituições bancárias por meio digital. A possibilidade de renegociação de créditos pessoais via Open Finance permite a transferência de dívidas mais rapidamente. Isso com prazo de até cinco dias úteis, algo que levava até 25 dias no formato original.

Para o economista Ricardo Buso a medida é de extrema importância, principalmente em um cenário de avanços tecnológicos no setor bancário. Ele menciona que, além do benefício da tecnologia, a medida ajuda os clientes com a competitividade entre instituições, que passam a oferecer uma gama maior de opções a taxas menores.

Em entrevista ao Conexão Record News, Buso pontua que, pela taxa básica de juros estar em 15% ao ano somada às alíquotas impostas pelos bancos. O valor final pesa no bolso do cliente, algo que pode mudar nessa nova realidade.

“Porque com essa demora toda de 20, 25 dias, poucos são os que tentam fazer a portabilidade, a taxas de juros melhores, por exemplo, o que é tão simples que ocorre no celular, por exemplo, que você migra com tudo. Então, pela portabilidade bancária, você leva uma operação de crédito em curso de um banco para o outro, que passa a competir em taxas de juros, o que é muito saudável”, completa.

Fonte: Portal R7

0
Would love your thoughts, please comment.x