Pais denunciam que alunos estão sem previsão de retorno às aulas por falta de transporte escolar em escola estadual na região do Taboca

Ano letivo estadual iniciou dia 29 de janeiro, mas segundo a gestão escolar não há previsão de quando iniciar as aulas

Pais denunciam que alunos estão sem previsão de retorno às aulas por falta de transporte escolar em escola estadual na região do Taboca
Prédio da Secretaria de Educação – Foto: Ascom/Seed

Um grupo de pais denunciou que os alunos do 6ª ano, não iniciaram o ano letivo por falta de transporte escolar para levá-los à Escola Estadual Alcides Miguel de Souza Vila Novo Progresso – Taboca, município de Cantá, Norte de Roraima.

A denúncia aponta que a própria gestão informou que não há, sequer, previsão. E, por isso, estão indignados.

“Nós, pais de alunos do ano da escola estadual Alcides Miguel de Souza, localizada na vila Novo Pregresso/PA Taboca, estamos indignados em saber pela gestora da escola que, nossos filhos não tem previsão de ir para a escola. Isso porque não tem transporte escolar para eles”, mensagem enviada ao Roraima em Tempo.

Conforme a denúncia, a gestora da escola disse que Secretaria de Educação (Seed) deveria ir ao local medir as rotas do transporte escolar, porém não existe também previsão da visita técnica. Os pais afirmaram ainda que não acham justos seus filhos ficarem prejudicados sem aula e sem o veículo.

Diante disso, as famílias pedem providências da Seed, além disso, pontuaram sobre a responsabilização do Estado, quando esse direito é negligenciado.

“Queremos providencia da Secretaria Estadual de Educação, porque se nós não mandarmos nossos filhos para a escola, o conselho tutelar é comunicado, mas quando é por negligência do poder público que os alunos não podem ir para a escola, o que acontece ?”, indagou.

Problema antigo

A falta de transporte escolar é um problema antigo. Em maio de 2022, a equipe de jornalismo recebeu uma denúncia de uma mãe de aluno alertando sobre o caso, além da falta de professores nessa mesma escola. Em maio de 2025, a Governo de Roraima realizou a reinauguração da unidade que já havia mais de 20 anos sem reforma, segundo a Seed.

Saiba mais:

À época, a Seed negou as denúncias, dizendo que a Escola Estadual Alcides Miguel de Souza estava com o quadro de docentes completo. Sobre o transporte escolar, afirmou que uma empresa terceirizada estaria atendendo normalmente a região do Taboca com seis veículos.

Citada

O jornalismo da Rádio 93FM procurou a Secretaria de Educação para se posicionar sobre o caso. Por meio de nota, a Seed negou a denúncia. Ela disse que disponibilizou uma frota com nove caminhonetes e uma van para atender os estudantes que precisam de transporte escolar.

Do mesmo modo, esclareceu que o serviço de transporte escolar encontra-se em fase inicial de operacionalização, e que o Departamento Administrativo de Transporte está tomando as providências necessárias para o pleno atendimento dos estudantes, inclusive com ajustes operacionais que se façam necessários neste período inicial das aulas.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x