Começam nesta sexta-feira, 6, as inscrições para a 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) voltada a merendeiras e merendeiros que atuam em escolas públicas beneficiadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O prazo vai até 27 de março de 2026. Interessados devem enviar suas inscrições e as receitas pela plataforma do FNDE, onde também se encontra o edital com informações detalhadas.
O concurso é organizado pelo FNDE por meio do projeto Alimentação Escolar Nota 10, em parceria com Itaipu Binacional, IFSULDEMINAS e FADEMA. O certame selecionará, divulgará e premiará receitas elaboradas no contexto da alimentação escolar. Dessa forma, enfatizando práticas saudáveis, sustentáveis e alinhadas às diretrizes do Pnae.
Podem participar profissionais que atuam na preparação e distribuição da alimentação escolar como merendeiras, merendeiros, cozinheiras(os) escolares, manipuladoras(es) de alimentos. E que tenham, portanto, vínculo ativo na rede pública municipal, estadual ou federal. Inclusive terceirizados e servidores efetivos.
Como se inscrever
Interessados devem realizar as inscrições exclusivamente no formulário. O participante precisa informar CPF e Código Inep da escola onde atua, preencher a ficha técnica (Anexo II) e anexar a receita em PDF, com foto da preparação dentro do próprio PDF. Também é exigido o contato do nutricionista responsável técnico pelo Pnae na rede. Aceitarão somente receitas cujas entidades executoras tenham nutricionista cadastrado no sistema do FNDE. Cada participante pode enviar apenas uma receita; cada escola só pode estar vinculada a um participante.
Requisitos das receitas
As receitas devem priorizar alimentos in natura ou minimamente processados e obrigatoriamente contemplar ingredientes da agricultura familiar, alimentos regionais/sociobiodiversidade ou Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Não aceitarão receitas com ingredientes proibidos pelo Art. 22 da Resolução CD/FNDE nº 06/2020. Eliminarão inscrições sem foto ou com documentação incompleta. As receitas não podem ser cópias integrais de materiais de gastronomia e culinária já publicados.
Seleção e critérios de avaliação
A seleção terá três etapas: eliminatória, classificatória e final. Na fase classificatória, selecionarão até 5 receitas por Unidade da Federação (além das receitas das Entidades Executoras Federais). Profissionais como chef, nutricionista e representantes do FNDE e parceiros compõem a mesa julgadora. A avaliação usa critérios com pontuação total de até 100 pontos: viabilidade no Pnae (30), criatividade (30), uso de alimentos regionais/sociobiodiversidade (20) e preferência por alimentos in natura/minimamente processados (20). As 5 melhores de cada UF avançam — e a etapa final envolve votação popular eletrônica para eleger até 55 vencedores (2 por UF e 1 por Entidade Federal).
Premiação e publicações
Ao final terão 55 receitas vencedoras. Cada merendeira/merendeiro vencedor receberá R$ 5 mil. Enquanto a escola vinculada à receita vencedora receberá R$ 8 mil, valor devendo destinar exclusivamente na compra de equipamentos ou melhoria da infraestrutura da cozinha escolar mediante termo de compromisso.
Por fim, as receitas vencedoras serão reunidas em um e-book digital e divulgadas durante o evento de premiação.
Para dúvidas e suporte técnico, o contato é [email protected] .
Etapa Data / Período Publicação do edital 5/02/2026 Inscrições 6/02 a 27/03/2026 Divulgação da etapa eliminatória 31/03/2026 Avaliação classificatória 01 a 26/04/2026 Resultado da etapa classificatória 30/04/2026 Prazo para recursos 01 a 03/05/2026 Votação popular (etapa final) 15 a 30/05/2026 Resultado final 10/06/2026 Evento de premiação Data e local a definir
Fonte: Da Redação


