Não foi
O fim de semana teve mais um capítulo na política de Roraima. O senador Mecias fez uma festa de aniversario e grande foi a expectativa sobre o governador Antonio Denarium comparecer. Durante a semana, muitos falaram que ele não iria. O que se confirmou. Denarium não apareceu no local da festa, o que aumentou ainda mais as especulações sobre um possível rompimento com o aliado.
Discurso
Outra expectativa sobre a festa seria um possível anúncio de desistência de Mecias de assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O que não aconteceu. Durante o discurso Mecias somente reforçou que tem até o dia 15 de março para tomar posse. Isso porque ele foi nomeado dia 15 de janeiro e tem prazo de 30 dias, que pode ser prorrogado por mais 30 para assumir a cadeira. Inclusive, isso seria um dos motivos do desentendimento entre ele e Denarium, pois o governador assinou sua nomeação para o TCE, mas ele não assumiu o cargo e parece que a cadeira que lhe interessa é outra.
30% a mais
Algumas decisões devem ser avaliadas e acompanhadas pelos órgãos fiscalizadores de Roraima neste ano eleitoral. Como por exemplo, a contratação ode uma empresa de Minas Gerais para prestar serviços de vigilância nas escolas do Governo. A Secretara de Educação já tinha contrato com uma empresa de Roraima e bastava renovar por mais um ano. Entretanto, resolver aderir a uma licitação de fora e contratar uma empresa de forma por 30% a mais. Nesse caso, o TCE, após receber denúncia da empresa de Roraima, analisou o processo e suspendeu. É preciso para e perguntar: Por que um contrato com um valor tão mais alto nesse na ode eleições?
Impunidade faz o crime continuar
A impunidade é um dos principais fatores que faz com que os crimes continuam acontecendo. Não precisa ir muito longe para se ter um exemplo disso. O governador de Roraima, Antonio Denarium, foi cassado por quatro vezes e continua no cargo. Assim, ele continua usando a máquina pública para se promover politicamente em ano eleitoral. Ano passado, por exemplo, ele e seu vice usaram um evento público com anúncio de investimento de R$ 1 bilhão para anunciar as pré-candidaturas de ambos. Basta fazer uma análise rápida: R$ 1 bilhão em investimento + candidatura= possibilidade de compra de votos.
Jingle que não é bell
Além disso, Denarium já soltou um jingle (que não é bell) nas redes sociais, com tom 100% institucional em pleno ano eleitoral. Edilson Damião também vem fazendo publicações com vídeos que podem configurar campanha antecipada. O mais interessante é que parece que não há fiscalização eleitoral em Roraima, pois não se vê ninguém fazendo nada.
Fiscalização
O Ministério Público de Roraima (MPRR) prorrogou por mais um ano uma portaria de fiscalização da reforma da Escola Estadual Henrique Dias, em São João da Baliza. Recentemente, após a obra ter ficado parada por meses, o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, disse que iria concluir a obra. Desde 2021 que alunos, professores e pais de alunos denunciam as condições da unidade e a precariedade a que são submetidos desde então. Eles passaram muito tempo em uma estrutura improvisada de tendas e lonas na quadra da unidade. Agora, após um ano de fiscalização da obra, o MPRR decidiu prorrogar por mais um ano.


