A mãe de uma criança autista procurou o Roraima em Tempo para denunciar que a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) não disponibiliza de monitor para acompanhar o aluno dentro do transporte escolar.
A família mora há 22km da Escola Estadual Professor Venceslau Catossi, localizada na Vila Apiaú, em Mucajaí, região Sul de Roraima. Segundo a denunciante, ela buscou a secretaria da escola, que a indicaram ir para a capital.
Em Boa Vista, ela buscou a Seed e informaram que repassariam a demanda para a empresa do transporte escolar. Porém, a licitação não previa a contratação de um monitor para acompanhar os estudantes.
As aulas iniciam nesta segunda-feira, 9, e a criança de 11 anos, por ser autista, precisa que seja acompanhada durante o trajeto de casa até a escola. Assim, a mãe está preocupada, pois não obteve retorno.
“Tem que ter alguém acompanhando ele e eu não tenho como ir todo dia, tenho minhas obrigações para fazer”, afirmou.
Nota sobre a situação da criança
A Secretaria de Educação e Desporto informa que o novo processo licitatório para contratação do serviço de transporte escolar contempla a contratação de monitores. Além disso, informa também que o referido processo está suspenso por meio de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de Roraima. No momento a Seed aguarda manifestação da Corte de Contas.
Esclarece que, em razão da suspensão, iniciou outro processo de contratação de empresa terceirizada, para a oferta do serviço de monitoria de transporte escolar. Então, encontra-se em andamento, seguindo os trâmites burocráticos legais.
A Seed entende a importância deste profissional que auxilia o motorista na supervisão e cuidados dos estudantes no trajeto do transporte escolar, garantindo maior segurança dentro dos veículos e está trabalhando para regularizar o serviço o mais breve possível.
Fonte: Da Redação


