O Roraima em Tempo recebeu uma denúncia sobre a situação da Escola Municipal Adonias Borges do Carmo e da Escola Estadual José Bonifácio. Ambas dividem o mesmo prédio na Comunidade Cachoeirinha, localizada no Baixo Rio Branco, em Caracaraí, região Sul de Roraima.
De acordo com a denúncia, a situação estrutural da escola está comprometida há quatro anos. Parte da escola está destelhada; madeiras do telhado podre; teto sem forro e com madeiras em decomposição; grande quantidade de fezes de morcegos dentro das salas de aulas e rachaduras nas paredes.
Além disso, imagens também mostram que a fosse cedeu. Dessa forma, abrindo um buraco debaixo da escola, comprometendo ainda mais a segurança do prédio e dos estudantes.
Ainda segundo informações da denúncia, a previsão de retorno das aulas é para quinta-feira, 19 de janeiro. Entretanto, a escola não dispõe de profissionais de serviços gerais, para limpar as salas, e alguns ventiladores não funcionam.
Em 2025, houve ordem de serviço para construção de duas escolas no Baixo Rio Branco, com investimento total de R$ 7,5 milhões. Uma das obras seria na Comunidade Cachoeirinha, com prazo para a execução de 300 dias, a partir do início das construções.
Nota da Seed
A Secretaria de Educação e Desporto informa que está atenta às demandas das comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco. Em especial à comunidade escolar da Sala Anexa da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Comunidade Cachoeirinha, no município de Caracaraí.
A secretaria esclarece que está em andamento o processo de licitação para a construção de uma nova unidade escolar na comunidade, com estrutura composta por quatro salas de aula, visando oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação.
Quanto às demandas estruturais apontadas, o prédio é de responsabilidade do município de Caracaraí. No entanto, a Seed informa que encaminhou uma equipe do Departamento de Logística à região, para verificar in loco a situação e adotar as providências necessárias, para garantir a segurança de alunos, professores e demais servidores.
Sobre o fornecimento de merenda escolar, a secretaria destaca que o envio para as comunidades do Baixo Rio Branco é em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima e com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, considerando as especificidades logísticas da região. A merenda será encaminhada em conjunto com outros mantimentos transportados pela Setrabes, garantindo a regularização do abastecimento.
O Governo de Roraima reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e com a segurança das comunidades escolares em todo o Estado.
Fonte: Da Redação


