A Polícia Civil de Roraima (PCRR), prendeu em flagrante quatro pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além da desarticulação de um ponto de comercialização de entorpecentes. A ação aconteceu neste sábado, 21 em Rorainópolis, no Sul do Estado, com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Roraima (FICCO/RR), Polícia Militar de Roraima (PMRR) e Polícia Penal de Roraima (PPRR).
A operação foi coordenada pelo titular de Rorainópolis, delegado Hans Hellebrandt, que acompanhou as diligências policiais e destacou que o local já vinha sendo monitorado após denúncias sobre intensa movimentação de usuários e venda frequente de drogas em um imóvel apontado como “boca de fumo”, localizado em uma vila de apartamentos no bairro Centro, da sede do município.
Durante a ação, os policiais apreenderam R$ 13.599,50 em dinheiro, oriundo do tráfico de drogas, quatro porções de pasta-base de cocaína somando aproximadamente 102,02 gramas, além de outras porções de entorpecentes, entre elas maconha e cocaína, duas balanças de precisão, aparelhos celulares e joias, evidenciando a estrutura utilizada para o fracionamento e comercialização das drogas.
Foram presos M.D.T.S., de 31 anos, L.C.C., de 28 anos, E.R.G., de 37 anos, e J.S.F., de 29 anos, apontados nas investigações como responsáveis pela comercialização de entorpecentes no local.
Investigação
Segundo o delegado Hans Hellebrandt, as diligências apontaram que M.D.T.S. exercia papel central no abastecimento do ponto de venda, adquirindo entorpecentes em maior quantidade para posterior revenda no imóvel utilizado como base para a atividade criminosa.
As investigações também identificaram que, para evitar suspeitas, o suspeito utilizava disfarce de mototaxista, operando com um nome falso, utilizando motocicleta e alvará alugados por seu pai, estratégia utilizada para circular pela cidade e realizar a distribuição dos entorpecentes.
Flagrante
Durante as diligências policiais, as equipes localizaram os suspeitos no quintal do imóvel ingerindo bebidas alcoólicas e consumindo drogas.
Na abordagem, foram encontrados com L.C.C. invólucros contendo substâncias análogas à cocaína e ao skunk. Ao perceber a apreensão do material, o suspeito arremessou o próprio aparelho celular contra a parede, destruindo-o, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo.
Ainda segundo o delegado Hans Hellebrandt, ao perceber a presença das equipes policiais, M.D.T.S. tentou se desfazer de parte dos entorpecentes, arremessando aproximadamente 44,7 gramas de substância análoga ao skunk e cerca de 15 gramas de pasta-base de cocaína no vaso sanitário, acionando a descarga.
Dinheiro e drogas escondidos
Durante o aprofundamento das diligências, os policiais localizaram outro imóvel vinculado ao investigado, pertencente ao seu pai, onde havia a suspeita de que ele escondia valores e entorpecentes provenientes da atividade criminosa.
Com autorização do proprietário, os policiais realizaram buscas no quarto localizado nos fundos da residência, onde foram encontrados R$ 13.599,50 em dinheiro, além de quatro porções de pasta-base de cocaína pesando aproximadamente 102,02 gramas, duas balanças de precisão utilizadas no fracionamento da droga e joias.
Autuação
Diante das evidências reunidas durante as diligências policiais, foi dada voz de prisão em flagrante aos quatro suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A investigada J.S.F. também foi autuada por ceder o imóvel para a prática do tráfico de drogas, conforme apurado no decorrer das investigações.
Os presos foram encaminhados para Audiência de Custódia.
Combate ao crime organizado
De acordo com o delegado Hans Hellebrandt, a operação reforça a importância da integração entre as forças de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região.
As forças policiais destacam ainda a importância da participação da população por meio de denúncias, fundamentais para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade.
Fonte: Da Redação


