VerdeLex: conheça os palestrantes do maior evento jurídico-ambiental da Amazônia

Evento ocorre nos dias 26 e 27 de março, no auditório da OAB-RR e nasce para fortalecer o diálogo entre os juristas, sociedade civil e pesquisadores em um só ambiente

VerdeLex: conheça os palestrantes do maior evento jurídico-ambiental da Amazônia
VerdeLex

Nos dias 26 e 27 de março, no auditório da OAB-RR, acontece o evento VerdeLex em Boa Vista, com objetivo de fortalecer o diálogo sobre direito ambiental, sustentabilidade e soberania na Amazônia.

O VerdeLex é um evento jurídico-ambiental pioneiro na Amazônia e nasce para fortalecer o diálogo entre os juristas, sociedade civil e pesquisadores em um só ambiente.

A edição 2026 traz o tema central “Direito Ambiental e a Soberania Sustentável na Amazônia: Desafios e Soluções”, com o propósito de estimular reflexões e propor caminhos concretos para enfrentar as pressões ambientais, sociais e econômicas sobre a região amazônica, considerando-se como um marco no calendário jurídico e ambiental da região.

Rogério Martins, idealizador e organizador do evento, disse que é uma iniciativa pioneira em Roraima. “O VerdeLex representa essa união: o verde simboliza floresta e futuro e o LEX significa lei, justiça e ordem. É nessa combinação que o VerdeLex traz para o estado e para toda a região amazônica, onde iremos discutir, dialogar soluções para nossa região nesse evento pioneiro”.  

O VerdeLex contará com palestras de secretários de Meio Ambiente, juristas de referência nacional, além de acadêmicos e lideranças sociais.

Confira:

Wagner Severo

Engenheiro agrônomo, advogado e especialista em Meio Ambiente e Políticas Públicas. É presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima (Femarh), onde atua na gestão ambiental, licenciamento e políticas de proteção da Amazônia. Servidor efetivo da instituição desde 2006, com experiência em monitoramento ambiental e combate ao desmatamento no estado.

Palestra: Novo código do meio ambiente de Roraima

Alysson Macedo

Engenheiro agrônomo, advogado e perito federal agrário do Incra desde 2006. Foi presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), com ampla atuação em políticas públicas e processos de regularização fundiária na Amazônia Legal.

Palestra: Regularização fundiária da Amazônia e a nova legislação fundiária rural de Roraima.

Sadi Oliveira

Advogado com atuação na área ambiental e administrativa. Ex-diretor da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima, com experiência em gestão ambiental e processos de licenciamento no estado.

Palestra: Marco do licenciamento ambiental – avanço ou flexibilização

Wagner Cleyton Fonseca

Engenheiro ambiental, mestre em Engenharia Ambiental e especialista em Direito Ambiental e Urbanístico. Professor e consultor na área ambiental, com atuação em licenciamento ambiental, fiscalização e processos administrativos ambientais.

Palestra: Nova lei geral do licenciamento ambiental

José Roque Nunes Marques

Advogado, professor e pesquisador em Direito Ambiental. Foi procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas por mais de três décadas e atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas, com atuação em políticas ambientais e legislação florestal na Amazônia.

Palestra: Desenvolvimento sustentável e desafios da Amazônia Legal

José Gustavo de Oliveira Franco

Advogado, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Especialista em Direito Ambiental, com atuação acadêmica e institucional na área de políticas ambientais e governança ambiental no Brasil.

Palestra: Direito ambiental e segurança jurídica: reflexões sobre o papel da Advocacia, da iniciativa privada e das instituições em tempos de alta disponibilidade tecnológica.

Daliane Santana

Palestrante e profissional com atuação em desenvolvimento humano e formação de lideranças. Diretora da unidade da Febracis em Manaus, com experiência em treinamentos, desenvolvimento pessoal e capacitação de equipes.

Palestra: Inteligência emocional no Direito: liderança, equilíbrio e tomada de decisão em ambientes de alta pressão

Parceiros e inscrições

O evento conta com parceria e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR), e de outras seccionais da região amazônica, além da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e da Faculdade Unama.

Os interessados podem fazer as inscrições neste link ( https://www.even3.com.br/verdelex-2026-668338/ )

Mais informações no (95) 9146-9382 ou no Instagram: verdelexoficial

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x