A família de André Lima Queiroz denunciou hoje (3) que o Hospital Délio de Oliveira Tupinambá não tem motorista de ambulância. A unidade fica em Pacaraima, Norte de Roraima.
Segundo Ivone Brito, a mãe do paciente, ele está com Covid-19 e internado no hospital desde o dia 31 de julho.
André precisa ser trazido para o Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista, devido ao estado grave de saúde. Entretanto, não tem profissionais para dirigir a ambulância.
“A doença já se espalhou para os rins dele, por isso a urgência da transferência. Ele deveria ir hoje, mas não tem motorista de ambulância”, disse Ivone.
De acordo com a mulher, a direção do hospital informou que aguarda a chegada de profissionais na unidade.
“Eles disseram que se chegasse algum motorista eles iriam encaminhá-lo para a capital”, falou.
Covid-19
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até a noite de ontem (2), Pacaraima tinha 2.284 pessoas infectadas e 38 mortes por coronavírus.
O documento não tinha dados sobre pacientes internados com a doença no hospital da cidade.
Ao todo, Roraima registra 120.252 casos e 1.858 vítimas desde o mês de março de 2020, quando iniciou a pandemia.
Outro lado
A Secretaria de Saúde informou que o caso está sendo analisado para tomarem as providências, já que que não recebeu uma reclamação.
“Todas as Unidades estão com as escalas fechadas, inclusive o hospital [de Pacaraima] conta com seis motoristas”, disse.
Conforme a secretaria, um servidor está de férias e outros dois pediram demissão. Disse que vai substituir os servidores.
“O paciente está recebendo o acompanhamento médico e se for confirmada a necessidade de transferência a remoção será providenciada o mais rápido possível”, falou.
Por Yara Walker