O Carnaval 2022 em Roraima deve ter movimentação financeira, relacionada aos serviços, de R$ 13,9 milhões, valor 29,3% menor do que antes da pandemia. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Conforme análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio), o estado terá criação de 30 vagas de trabalho temporário.
Faturamento no Carnaval
O economista Fábio Martinez explica que o estado deve registrar um crescimento de 27,8% em relação ao ano passado e gerar em torno de 30 empregos temporários. Contudo, o faturamento segue menor que o previsto.
“Teremos uma movimentação financeira maior que em 2021, mas isso não significa que a procura pelos serviços aumentou. Os números mostram que a procura este ano ainda será menor comparando com o carnaval de 2020”, disse.
Em 2021, a maior parte governos estaduais optaram pelo cancelamento do feriado e dos pontos facultativos. Já este ano, 11 das 26 capitais mantêm o calendário.
“Independentemente das festas que, em sua maioria, foram adiadas ou canceladas neste ano, a decretação de feriado ou ponto facultativo, em níveis regionais, acaba movimentando o setor de forma significativa”, diz o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Recuperação
Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, os preços dos bens e serviços mais demandados nessa época tem oscilação média de +8,6%.
Dessa maneira, a CNC afirma que os preços situam-se abaixo da inflação média no período (+11,1%). Além disso, a CNC projeta variação de 9,8% nos preços médios desses bens ou serviços.
Do mesmo modo, houve alta nos preços das passagens aéreas (+23,4%), carnes (+12,95) e bebidas para consumo no domicílio (+12,8%).
Fonte: Da Redação