Por falta de reforma na Escola Estadual Nossa Senhora da Consolata, os alunos da unidade estão há um mês estudando em um barracão da comunidade Manoá, no Bonfim.
Alunos prejudicados
A mãe de um dos estudantes contou a situação ao Roraima em Tempo e afirmou que mais de 200 alunos são prejudicados na região.
Em um vídeo encaminhado à redação, a moradora mostra que os estudantes enfrentam dificuldades, mesmo no local improvisado. Com o início do período chuvoso, o telhado caiu e a água da chuva invade o barracão. Assista ao vídeo:
“Os professores dão aulas nesse casarão da comunidade, pois não tem sala na escola. A unidade está sem reforma há muito tempo, desde a antiga gestão”, disse a denunciante.
Outro problema citado por ela é à distância e falta de transporte escolar para filho dela que está no 9º ano do ensino fundamental.
“Sou mãe de aluno e moramos um pouco distante. Ele tem dificuldades para ir à aula, pois onde moramos não passa o transporte devido à lama. Por isso, às vezes ele vai à aula de moto ou a pé”.
Diante do problema recorrente, a denunciante pede providências do Governo do Estado.
“Gostaria que os responsáveis viessem até a escola olhar a situação. Pois, eles só aparecem para tirar foto, aí falam que vão reformar, mas nunca vem. Espero que o governador tome providências”, disse.
Governo
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo que disse que não autorizou a gestão da escola a dar aula no barracão e que irá adotar as providências. Disse ainda que as oito salas de aula do prédio atendem toda a comunidade escolar.
Por outro lado, a Secretaria de Educação acusou a Associação de Pais e Mestres de inadimplência, o que impede a escola de receber recursos para execução de diversos programas federais, incluindo recursos para pequenos reparos na estrutura física.
Por fim, informou que a escola será reformada. Conforme a Seed, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação está analisando o projeto.
Fonte: Da Redação