A moradora da Vicinal 43 de Rorainópolis, Vanessa Lima, denunciou à reportagem nesta quarta-feira (23) as condições precárias das estradas da região.
Conforme a denunciante, todas essas ramificações sendo elas 41, 42, 43 e 44 estão com problemas. Além disso, há pontes de madeira caídas nas vicinais. Ela explica que no período chuvoso a população só consegue acessar a vicinal 42 com canoa.
“Desde que chegamos aqui eu e minha família enfrentamos dificuldades com as estradas. Muitas vezes nos sentimos sozinhos, sem voz […] na vicinal 43, região onde moro, a gente só passa hoje porque os moradores se reuniram para improvisar uma passagem. Nosso transporte precisa de manutenção quase sempre por causa dessas estradas. Tenho fotos de ponte de madeira caindo na água. As pessoas precisam passar por lá e é perigoso”, disse.
Vicinal interditada
Além disso, Vanessa relata que nessa terça-feira (22) houve um acidente na Vicinal 41 por causa dos buracos na via. Devido a situação, a estrada foi interditada.
“Um madeireiro passou com um caminhão e afundou na estrada, até o ônibus escolar ficou sem passar pela região deixando estudantes das vicinais 41,42, 43 e 44 sem aula”, denunciou.
Prefeitura de Rorainópolis
Ainda de acordo com a moradora, há ainda um descaso da prefeitura de Rorainópolis os alunos da zona rural.
“As aulas mal começaram e eles estão sem ônibus para fazer a rota da vicinal 42 e 43. Ontem mesmo as crianças ficaram 2h dentro do ônibus por causa da estrada”.
Além disso, a prefeitura do município realizou manutenção em trechos da Vicinal 43. O serviço foi paralisado e deveria ser retomado em janeiro deste ano, o que não ocorreu.
“Na entrada da vicinal 43 fizeram uma manutenção em 2021 e taparam alguns buracos com ajuda de um fazendeiro. Mesmo assim, a estrada continua com problemas. Pois há buracos muito fundos […] entramos em contato para saber sobre a manutenção e nos informaram que voltariam em janeiro. Depois disseram que as máquinas estavam com problemas porque tinham colocado açúcar”, contou.
Conforme Vanessa, por causa dos problemas recorrentes ela já solicitou ajuda dos órgãos estaduais e municipais, mas não teve resposta.
“Já enviei vários e-mails para os órgãos públicos tanto no município como no estado […] o período do inverno não começou, mas quando iniciar vai ficar impossível passar”, lamentou.
Outro lado
Em nota, o Governo de Roraima afirmou que as vicinais 41, 42, 43 e 44 constam em projeto de recuperação da Prefeitura de Rorainópolis. Por outro lado, a redação não conseguiu contato com a gestão municipal.
Fonte: Da Redação