Os eleitores agora tem acesso a uma nova ferramenta que possibilita a impressão do título de eleitor em casa.
Por meio do ‘Autoatendimento do Eleitor‘, uma nova seção no Portal do Tribunal Superio Eleitoral (TSE) todo o processo de alistamento, atualização e regularização cadastral será feito de forma online.
Além disso, a página ainda permite o acesso a informações como o local de votação, ou ainda a atualização cadastral, a alteração do domicílio eleitoral, entre outras funcionalidades.
Coleta de dados
O comparecimento ao cartório eleitoral só será necessário para a coleta dos dados biométricos dos eleitores que ainda não a fizeram. Contudo, a identificação biométrica não será exigida nas eleições deste ano.
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TSE, Cássio André Borges dos Santos, o autoatendimento do eleitor se trata de um grande avanço.
“O grande avanço da página [Autoatendimento do Eleitor] relativamente às eleições anteriores é a possibilidade do cadastro eleitoral e da emissão e impressão do título de eleitor pela via eletrônica. Isso é um avanço muito grande”, avaliou.
Segundo ele, os eleitores que preferirem imprimir os títulos nos cartórios eleitorais poderão fazê-lo, entretanto, na opinião do juiz, futuramente, o documento em papel deve ficar antiquado.
Outras facilidades
Por meio da plataforma também é possível alterar para outro domicílio eleitoral se necessário, entre outras funções.
Agora os novos títulos podem ser baixados no formato PDF e impressos. Eles também incluem o QR Code de validação de documentos.
A plataforma também pode ser usada com segurança e funcionalidade também em smartphones e tablets.
Logo, se o eleitor deseje alterar o local de votação, a solicitação também poderá ser feita sem a necessidade de preenchimento de todos os campos do formulário Requerimento de Alistamento Eleitoral.
A nova versão também fez com que as pesquisas de “onde votar” e “consultar a situação eleitoral” fiquem ainda mais fáceis. Eleitores com deficiência visual conseguem usar a plataforma com mais autonomia.
Prazo
Por fim, vale lembrar que no dia 4 de maio, se encerra o prazo para a emissão de novos títulos eleitorais, alteração de informações cadastrais ou regularização da situação na Justiça Eleitoral.
Fonte: Da Redação