Moradores das comunidades indígenas da região do Baixo São Marcos, zona rural de Boa Vista, procuraram a reportagem para denunciar as condições precárias da RR-319 e das pontes que conectam a região ao município de Normandia, Norte de Roraima.
Conforme a denúncia, a rodovia que liga as comunidades a Normandia está intrafegável. Além disso, três pontes localizadas na estrada estão quebradas.
Um morador da região do Baixo São Marcos, que preferiu não se identificar, contou que o problema já é antigo. Disse ainda que a situação piora com o período das chuvas. Segundo ele, nessa época as estradas ficam todas alagadas e os moradores ficam ilhados.
“Estamos abandonados a sorte com essas chuvas. Nós das comunidades indígenas do Passarão e arredores estamos ilhados, pois não conseguimos sair para Boa Vista e demais regiões”, explicou.
Ainda de acordo com a denúncia, os moradores da região que trabalham na sede dos municípios de Normandia ou Boa Vista, não estão indo trabalhar.
“Estamos ilhados desde domingo. Não conseguimos passar com nossos carros. Tem pessoas aqui que estão há quase uma semana sem chegar no trabalho”, relatou.
Nesse sentido, o munícipe esclarece que, sem alternativa, os moradores só conseguem sair das comunidades com uma lancha.
“A rodovia está debaixo de água e as pontes estão quebradas. A única solução é ir com o carro até onde a gente conseguir e depois pegar um barco para chegar na sede”, narrou.
Citada
Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que tão logo cesse o período chuvoso, retomará os serviços de reconstrução de pontes de madeira na RR-319, vicinal Arrozal 02 (NOD-415).
Disse ainda que, para não deixar a população isolada, está acompanhando através da Defesa Civil a situação das comunidades isoladas, prestando apoio a população com baldeação e entrega de cestas básicas.
O governo ainda ressaltou que as equipes estão no município de Normandia, realizando vistorias nas vicinais, pontes e demais estruturas viárias que sofreram danos no inverno.
Fonte: Da Redação