A Polícia Federal (PF) realiza nessa terça-feira (5) a operação Tânatos para investigar uma organização criminosa por tráfico de drogas. Um dos investigados na Operação é presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa (SD) que disponibilizaria veículos para o transporte das drogas.
Conforme a PF, mais de 60 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão na capital e em Alto Alegre.
As investigações começaram em dezembro de 2020 após a prisão de um dos principais integrantes da organização.
De acordo com a PF, nesse período a equipe apreendeu mais de 50kg de skunk, três veículos de luxo e mais de R$ 70 mil em dinheiro em decorrência das investigações.
Vereador investigado
O grupo era responsável pelo envio de drogas vindas do Amazonas que abasteciam o mercado ilícito de Roraima. Dessa forma, eles utilizavam aviões e veículos para o transporte das drogas.
Além disso, o inquérito da PF indica que um vereador atuava como um possível “colaborador” do grupo. Ele disponibilizava veículos para o transporte das drogas.
A redação pediu posicionamento do presidente da Câmara, Genilson Costa e aguarda resposta.
Da mesma forma, há indícios da participação de um piloto de avião conhecido por prestar serviços ilegais em regiões de garimpo no estado.
Conforme a polícia, o grupo movimentou mais de R$ 500 mil em menos de 8 meses. As investigações seguem em andamento.
Operação Tânatos
De acordo com a PF, o nome da operação faz alusão ao submundo do crime vinculado ao contexto do narcotráfico.
Aliado
Genilson Costa foi eleito para o segundo mandato em Boa Vista em 2020. Ele contou com o apoio do então presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier.
Além disso, Genilson também teve o apoio do governador Antonio Denarium (PP) que indicou a sobrinha Juliana Garcia (PSD) como vice-presidente da Câmara.
Depois disso, o parlamentar segue com a aliança política com Denarium. Em março, o Roraima em Tempo denunciou, inclusive que o governador convocou os vereadores de Boa Vista para uma reunião.
Durante o encontro ele teria pedido para os vereadores barrarem os projetos da Prefeitura de Boa Vista que melhorariam a estrutura da Educação municipal, bem como resolveria a questão da redução da carga horária dos cuidadores.
Anteriormente, o Roraima em Tempo também havia mostrado as listas de vereadores que têm dezenas de cargos comissionados na Assembleia Legislativa de Roraima. Entre eles o presidente da Câmara.
Fonte: Da Redação