Projeto escolar transforma alunos em autores mirins de livros infantis

Esta é a 6ª Edição do “Projeto Pequenos Leitores, Grandes Autores” da Escola Municipal Profª Amazona de Oliveira Monteiro

Projeto escolar transforma alunos em autores mirins de livros infantis
Noite de autógrafos dos alunos escritores – Foto: Divulgação/PMBV

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril), uma iniciativa escolar é digna de reconhecimento. Há seis anos, a Escola Municipal Profª Amazona de Oliveira Monteiro, desenvolve o projeto “Pequenos Leitores, Grandes Autores”. A iniciativa incentiva os alunos a usarem a criatividade e a imaginação na produção de seus próprios livrinhos infantis.

Teve até “Noite de Autógrafos” para apresentação dos novos autores mirins, para o lançamento dos livros físicos e o E-book à comunidade escolar. Nesta 6ª edição, 18 alunos do 5º Ano tiveram a honra de ter suas produções publicadas em formato E-book, através da Plataforma Estante Mágica, parceira do projeto desde a primeira edição, em 2016.

O principal objetivo do projeto é melhorar a capacidade de compreensão, bem como a expressão oral e escrita dos alunos, a partir de uma prática diária de leitura e produção textual. Sendo assim, na produção de texto que a criança mostra sua criatividade, expressa suas ideias e seus sentimentos através da escrita e das ilustrações (desenhos).

Pequenos leitores, grandes autores

Para o aluno Anderson Gustavo Soares, 10 anos, foi uma experiência incrível escrever seu livro “O menino Gustavo e Deus”. Nesse sentido, no livro ele conta sua história de quando quebrou o braço.

“Eu estava muito viciado em televisão e minha mãe mandou brincar um pouco no quintal com meus irmãos. Fui brincar e percebi como a tarde estava tão linda. Mas infelizmente quebrei meu braço e tive muita fé em Deus na recuperação”, declarou

Por outro lado, a aluna Rebeca Torres, 10 anos, gostou tanto de fazer seu livro “A princesa e o lobo”, que pretende continuar produzindo e aprimorando sua leitura e escrita.

“Muito bom, foi uma forma de aprender mais a ler e a escrever. Meus pais ficaram orgulhosos e construíram o livro junto comigo. Eu conto a história de uma princesa que achou um lobo branco ao lado de um rio e começou a criar. Depois teve que deixar o lobo ir embora”, disse.

A professora-orientadora Cristiane Ferreira, é a idealizadora do projeto dentro da escola, sendo que desde 2016 vem formando leitores e autores. Para ela, a fase de produção é um momento importante no processo de aprendizagem. Além disso, transforma as estórias dos alunos em livros de verdade.

“É incrível e gratificante quando vemos nos olhos das crianças aquele brilho. Aquele momento em que a gente percebe que a família está satisfeita e que os alunos conseguiram produzir seu material. O que apresentamos foi escrito em casa, durante o ensino remoto em 2021. Foi um grande desafio, mas deu certo, conseguimos a parceria das famílias, e juntos comemoramos esse momento brilhante e mágico na vida das nossas crianças”, disse.

Como a ideia surgiu

Em 2016, foi a primeira experiência do projeto. Ele surgiu através da vontade da professora Cristiane, ao ver sua turma do 5º Ano à época, precisando de um estímulo a mais na leitura e escrita. Foi quando surgiu a ideia e descobriram a Plataforma Estante Mágica, um dos maiores projetos de incentivo à leitura e escrita da América Latina, onde as histórias das crianças ganham vida em livros com todos os direitos autorais e inteiramente gratuito.

Os autores mirins desta edição produziram em 2021, ainda durante as aulas remotas e com o apoio das famílias. Desse modo, estes mesmos alunos já estão se preparando para a próxima edição, prevista ainda para este ano. Conforme a prefeitura, desde 2016, a escola já proporcionou essa experiência para cerca de 500 alunos.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x