As vendas do comércio varejista em Roraima cresceram quase 5% no mês de fevereiro, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, entre as atividades analisadas estão tecidos, vestuário e calçados, por exemplo.
Além do crescimento ao mês, o estado também apresentou crescimento ao ano. Conforme o IBGE, frente a fevereiro de 2021, as vendas do comércio varejista em Roraima tiveram resultado positivo de 17,8%.
Vendas no país
No Brasil, as vendas no varejo cresceram 1,1%. Ao todo, a pesquisa indica resultados positivos em 18 estados, com destaque para o Amazonas (21,5%) e Roraima.
Já no campo negativo estão nove unidades da federação, entre elas, Pernambuco (-7,7%), Sergipe (-7,0%) bem como Piauí (-5,0%).
Da mesma forma, o IBGE avalia o comércio varejista ampliado. A pesquisa inclui a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.
Além disso, na comparação com fevereiro de 2021, a variação foi de 0,3%, com resultados positivos em 17 unidades da federação.
Conforme o IBGE, os destaques positivos foram Amazonas (16,5%), Roraima (13,0%) e Acre (11,6%). Dos 10 estados com resultados negativos, os principais foram Pernambuco (-8,0%), Rio Grande do Norte (-5,2%) e Bahia (-4,4%).
Fonte: Da Redação