A importância de saber equilibrar a mente e o corpo é fundamental até para se resolver coisas simples do cotidiano, posto que, quando um deles ou ambos não estão bem, a pessoa deixa de ter disposição para encarar situações do dia a dia, bem como, o corpo fica mais vulnerável a doenças e a desordens de ordem psicológica.
Na maioria das vezes as pessoas não se preocupam com essa harmonia do corpo e da mente, somente se preocupando quando o problema/doença já está instalado, ou seja, quando a situação atinge um grau de gravidade na saúde física/mental. Nesse caso é que a pessoa passa a se preocupar, no entanto, a doença já deixou suas sequelas. E tem casos que a pessoa só desperta quando recebe algum diagnóstico psiquiátrico para dar atenção aos seus pensamentos, sentimentos e emoções.
É fato cientificamente comprovado que quando corpo e mente estão em equilíbrio, a pessoa experimenta momentos de extremo prazer e alegria, além de tranquilidade emocional para enfrentar qualquer situação. Ainda que algo saia do controle, a pessoa equilibrada emocionalmente tem a capacidade de se adaptar rapidamente a novas configurações da vida.
Manter a vida equilibrada (corpo e mente) proporciona diversos benefícios, podemos citar:
– Manutenção da autoestima elevada. Quando a autoestima está em baixa, os sentimentos negativos de tristeza, insegurança e irritabilidade, podem levar a quadros mais sérios na saúde física e mental, como por exemplo: uma compulsão alimentar e, até mesmo, quadros depressivos.
– Autocuidado. Estando o corpo e mente em equilíbrio, o resultado é o fortalecimento desse autocuidado, da autovalorização, enfim, da elevação da autoestima. Com a autoestima em alta a pessoa passa a cuidar da sua saúde em todos os aspectos, tornando-se mais consciente e ativa física e mentalmente.
– Controle emocional. Está comprovado cientificamente que as emoções são resultado de uma série de fatores, que vão desde situações vivenciadas cotidianamente, passando pelas conexões que estabelecemos com outras pessoas e o correto funcionamento dos hormônios produzidos pelo nosso organismo. Por isso é essencial buscar essa harmonia entre corpo e mente, que com certeza irá influenciar para a manutenção do controle emocional.
– Redução de doenças de um modo geral. Uma pessoa que vive estressada, tensão, angustiada e outros sentimentos negativos, nada mais é que o resultado de uma desarmonia entre o corpo e a mente, pois que, uma pessoa desequilibrada emocionalmente não consegue manter suas emoções sob controle. Isso desencadeia diversos problemas e disfunções no organismo, deixando-o vulnerável a instalação de diversas doenças, tanto físicas quanto mentais.
Manter corpo e mente em harmonia leva a um equilíbrio de vida, ou seja, a pessoa se cuida mais, o que melhora o aspecto psicológico e o físico, ingere alimentos que ajudam no equilíbrio do organismo, mantém bons relacionamentos pessoais, desenvolve sua cognição, enfim, a pessoa contribui consigo mesma, tornando seu corpo mais apto a se defender.
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131