Gabinete do ódio
Não é de hoje que as notícias falsas têm inundado as redes sociais em Roraima. Mas neste ano de eleições a coisa tá ficando mais séria, principalmente após resultados de pesquisas. A pré-candidata ao governo, Teresa Surita, já havia declarado que o combate às fake news será o maior desafio da campanha eleitoral que se avizinha. Mas, o mais grave, é o uso da máquina pública para isso. Conforme informações, normalmente essas maldades saem de gabinetes do ódio, principalmente os instalados dentro da Rádio Roraima, gerida pelo Governo do Estado. E até mesmo no Palácio Senador Hélio Campos, refúgio do chefe do executivo estadual. Essa denúncia já foi apurada e divulgada pelo Roraima em Tempo em outras reportagens.
Pesquisas
É importante lembrar que, com o resultado das pesquisas divulgadas recentemente, é esperado que esses ataques se fortaleçam. Ainda mais porque as pesquisas apontam uma possível vitória da primeira colocada em primeiro turno. Sendo assim, é importante o eleitor ficar esperto com as informações que circulam em grupos de WhatsApp. Checar em fornecedores de informações seguros é uma boa dica.
Exonerados
Conforme informações, vários servidores do Detran foram pegos de surpresa na última semana com a exoneração. Segundo denúncia, o motivo das demissões é que os funcionários que não concordam com algumas decisões da atual gestão do órgão. Realmente, depois que o indicado pelo deputado Nicoletti assumiu o Detran, as coisas por lá não estão muito bem. Para começar, assim que o novo gestor assumiu, várias blitze causaram transtorno em Boa Vista. É que as blitze ocorreram entre 7h e 8h30, horário em que os trabalhadores estão indo para o serviço e pais deixam os filhos na escola. Dessa forma, a ação do Detran gerou debate e revolta na população. Por falar nisso, há uma lei em Roraima que proíbe blitze nesse horário. Mas ainda não acabou. Os servidores exonerados não receberam o salário do mês.
Seinf
De acordo com fontes, o ex-secretário de Infraestrutura do Governo realmente será o pré-candidato a vice na chapa de Denarium para tentar a reeleição. Mas o que poucos sabem, é que ele, Edilson Damião, era o secretário mais forte dentro do governo Denarium. Damião conduzia a secretaria detentora de mais de R$ 1 bilhão. Esse conjunto de verbas foi trazido para a realização de obras, mas infelizmente nunca saíram. Um dos principais motivos é falta de pessoal. Isso travou a maior parte dos projetos. Denarium também nunca se esmerou em criar novos cargos para resolver o problema. Ele criou cerca de 1.500 comissionados, mas só neste ano de eleição. No entanto, não enviou para a Seinf. Talvez porque já é tarde para isso.
Seinf 2
Damião saiu da Seinf, mas deixou Emerson de Paula em seu lugar. Emerson, apesar de não ter a simpatia dos funcionários, é homem da confiança de Edilson. Além disso, o provável vice na chapa de Denarium também deixou no cargo de adjunto uma pessoa de sua confiança.
Calamidade
As estradas e Roraima estão em verdadeira calamidade. Mais uma vez esta coluna publica o apelo de moradores do interior para que a Seinf se prepare para resolver esse problema crônico em Roraima. Esse fim de semana, após as chuvas, muita gente ficou em situação difícil nas estradas. Na estrada de Normandia, que o Telmário Mota disse que ia asfaltar, abriu um enorme buraco. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os transportes aguardando melhorar a situação para passarem. Será que o governador vai dizer novamente que é problema mecânico.
Perguntas:
- Por que Denarium ainda não decidiu de Edilson Damião será mesmo seu vice? Estará ele negociando mais secretarias em troca de apoio?
- Por que Damião tem tanta força dentro o governo de Denarium?