O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse em entrevista à TV Brasil que universidades deveriam ser um espaço de acesso “para poucos” e que o ensino técnico é a solução para a formação de profissionais no país.
“O futuro são os institutos federais, como é na Alemanha. Na Alemanha são poucos os que fazem universidade, universidade na verdade deveria ser para poucos neste sentido de ser útil à sociedade”, declarou.
Ribeiro destaca ainda que diante da situação do desemprego, o institutos federais podem exercer o papel de protagonismo na difusão de qualificação profissional no Brasil.
“Tem muito engenheiro muito advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Mas se ele fosse um técnico em informática estaria empregado, porque há uma demanda muito grande”, destacou.
O ministro da Educação também voltou a criticar o posicionamento político de reitores de universidades federais contra as medidas tomadas pela pasta e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Respeitosamente, vejo que alguns deles optam por visão de mundo à esquerda, socialistas. Eu falei para eles: se formos discutir essas questões, nunca fomos chegar a um acordo”, completou.
Para ele, o perfil de reitores deve ser pautado somente na educação e não em viés “esquerdistas” ou “lulistas”.
“As universidades federais não podem se tornar comitê político de um partido A, de direita, e muito menos de esquerda”, pontuou.
Fonte: Gazeta do Povo e UOL Notícias