A Prefeitura de Boa Vista adiou a 2ª etapa dos Jogos Escolares Indígenas devido a problemas na balsa do Passarão. A gestão emitiu comunicado nesta quarta-feira (4).
Conforme a prefeitura, a previsão é que os jogos da Etapa Baixo São Marcos voltem a ocorrer no próximo dia 10 de maio.
Nessa terça-feira (3) o Roraima em Tempo recebeu denúncias de que a balsa do Passarão está quebrada há vários dias.
Conforme um dos denunciantes, que preferiu não se identificar, canoeiros cobram R$ 30 em duas passagens para realizar a travessia de passageiros.
“Estão cobrando R$ 30 por duas passagens. O olho da cara”, disse.
De acordo com o tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte da Silva, os problemas com a balsa ocorrem desde fevereiro. Ele disse que a situação não prejudica somente os indígenas, mas toda a população que faz uso do transporte.
De acordo com o Governo de Roraima, as equipes da Secretaria de Agricultura já se encontravam no local executando os reparos.
Jogos Escolares Indígenas
A segunda etapa será na Escola Municipal Indígena Ko’ko Ermelinda Raposo da Silva, na Comunidade Campo Alegre, das 8h30 ás 16h.
Dessa forma, devem participar em torno de 400 alunos de 8 escolas do município: Clemente dos Santos (Vista Nova); Dukuzyy Sebastião (Lago Grande); Ignês Benedicto (Comunidade do Milho); Tuxaua Albino Morais (Comunidade Ilha); Ko’Ko Ermelinda Raposo da Silva (Campo Alegre); Vovó Terezinha da Silva (Bom Jesus); Vovó Tereza da Silva (Darôra); Antonia Celestina da Silva (Vista Alegra).
As disputas serão nas modalidades de cabo de guerra, corrida livre, futebol do lavrado, arco e flecha, bem como baladeira, todas tradicionais nas comunidades indígenas.
Fonte: Da Redação