Os municípios de Cantá e Alto Alegre, região Norte do estado, ganharão unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Em Roraima, somente Boa Vista contava com os serviços da associação. Contudo, a unidade começou a atender em 2017. À época, o estado era o único do país que ainda não contava com os serviços da entidade.
A Apae realiza atendimentos de assistência social, saúde, bem como de educação. A associação realiza trabalho voltado à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Conforme o presidente da Apae em Boa Vista, Bruno Perez, a Federação Nacional vai fundar a unidade de Alto Alegre nesta quinta-feira (12), enquanto a do Cantá será fundada na sexta-feira (13).
“Estamos agora viabilizando a ida da Apae para o Cantá e Alto Alegre. A partir daí cada diretoria vai cuidar de organizar um espaço, de ter os voluntários e fazer uma lista para começar a atender em breve”, explicou.
Ainda de acordo com Bruno Perez, a intenção é levar a instituição aos 15 municípios de Roraima.
Apae Boa Vista
Segundo Bruno, 120 pessoas estão cadastradas para atendimentos na Apae em Boa Vista. Além disso, a Associação tem uma lista de espera com o nome de pelo menos 200 pessoas.
“Como o Governo não está dando essa assistência, as pessoas acabam indicando a Apae que, com isso, acaba se tornando referência”, afirmou.
Entre os serviços oferecidos pela entidade em Boa Vista estão atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assessoria jurídica, assim como assistência social.
Além disso, a instituição também promove atividades pedagógicas com 60 crianças no contraturno do horário escolar.
“Na Apae, as crianças têm um atendimento diferenciado, com um professor, um pedagogo, que realiza atividades para que elas possam aprender mais rápido”, relatou.
Fonte: Da Redação