Indígenas denunciam pulverização aérea de agrotóxicos em comunidade de RR

Indígenas formalizaram denúncia em documento enviado ao Ministério Público Federal (MPF)

Indígenas denunciam pulverização aérea de agrotóxicos em comunidade de RR
Vídeo registra momento no qual avião pulveriza agrotóxico em comunidades – Reprodução/Instagram/CIR

Lideranças indígenas da comunidade do Morcego, localizada na Terra Indígena Serra da Moça, zona rural de Boa Vista, denunciaram pulverização aérea de agrotóxicos na região onde vivem.

Os indígenas formalizaram a denúncia em um ofício enviado, na última quarta-feira (11), ao procurador do Ministério Público Federal (MPF), Alisson Marugal.  

Além disso, o documento também foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No ofício, as lideranças afirmam que o despejo de agrotóxico por meio de aviões nas lavouras próximas as comunidades tem, como resultado, prejudicado a saúde dos povos indígenas da região.

“Quando jogam esses produtos causam falta de ar nas pessoas, sufocando, deixando com coceiras e tantos outros, estamos preocupados com a saúde de nosso povo e solicitamos providencias a respeito”, afirmam as lideranças no documento.

Vídeos feito por indígenas mostram pulverização

Vídeos publicados nas redes sociais e no site do CIR mostra a situação. A princípio, nas imagens é possível ver um avião pulverizando agrotóxico nas plantações próximas à comunidade.

Da mesma maneira, outro vídeo mostra a aeronave decolando e sobrevoando casas enquanto pulveriza agrotóxicos nas lavouras vizinhas a região.

Na comunidade do Morcego vivem indígenas da etnia Macuxi e Wapichana. De acordo com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a região é cercada por fazendas de soja.

O CIR esclareceu, em texto publicado no próprio site, que está acompanhando o caso por meio de assessoria jurídica. Disse ainda que está cobrando das autoridades competentes uma ação urgente em relação à situação.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x